Dragão do Mar e Porto Iracema ofertam minicurso gratuito sobre Afrofuturismo e Cinema Negro

9 de janeiro de 2023 - 10:36

Afrofuturismo

Dragão do Mar e Porto Iracema ofertam minicurso gratuito sobre Afrofuturismo e Cinema Negro

Com inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (9), o minicurso integra a programação da 9ª Mostra Retroexpectativa do Cinema do Dragão, que traz ainda exibição de filmes e debates entre 19 de janeiro e 8 de fevereiro.

 

Equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão realizará, entre 19 de janeiro e 8 de fevereiro de 2023, mais uma Mostra Retroexpectativa, que este ano chega à sua 9ª edição. Além da exibição de filmes aclamados, clássicos e no Ceará,  debates com realizadores e sessão imersiva no Museu da Imagem e do Som do Ceará, a programação contará ainda o minicurso gratuito “Afrofuturismo e Cinema Negro”, ministrado pela jornalista e curadora Kênia Freitas. As inscrições devem ser feitas entre 9 e 19 de janeiro de 2023, viainéditos  formulário (bit.ly/afrofuturismoecinemanegro) disponibilizado nos sites do Dragão (www.dragaodomar.org.br) e da Escola (www.portoiracemadasartes.org.br).

Realizada entre 24 e 27 de janeiro de 2023, a formação totalizará 8 horas-aulas, com direito a certificação para os participantes que tiverem o mínimo de 75% de participação nos encontros, que acontecerão das 10h às 12h no Auditório da Escola Porto Iracema das Artes. São ofertadas 40 vagas. A ocupação das vagas ficará sujeita a seleção conforme perfil profissional e indicação de interesse dos candidatos. A seleção dos candidatos levará ainda em consideração os critérios de raça, classe, gênero e sexualidade e os interesses da pessoa inscrita, a fim de compor uma turma plural em uma multiplicidade de corpos e perspectivas vitais.

Segundo Freitas, o minicurso abordará a contextualização histórica dos Cinemas Negros, em particular nos Estados Unidos e no Brasil, abrangendo o conceito nos campos político, social e estético, e evidenciando a emergência e expansão de alguns movimentos contemporâneos como o Afrofuturismo. A cada encontro um tema será destacado, respectivamente: “Cinema Negro: definição, origens e questões”; “Cinema Negro dos EUA: História e principais movimentos”; “Cinema Negro Brasileiro: História e principais movimentos”; “Afrofuturismo: política e estética”.

Sobre a ministrante 

Kênia Freitas é curadora e programadora do Cinema do Dragão. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Fez estágios de pós-doutorado em Comunicação na UCB e na Unesp-Bauru. Realizou a curadoria de diversas mostras e festivais de cinema, como: “Cines Afro-Femininos: Reimaginando Mundos” (6ª Muestra Afro/Cinemateca de Bogotá/Colômbia), “Mostra Afrofuturismo” (Centro Cultural São Paulo), Mostra Especial “Nós somos a guerra” (20ª Goiânia Mostra Curtas). Integrou as equipes curatoriais do IX CachoeiraDoc (2020) e Festival de Cinema de Vitória (2018). Realiza palestras, oficinas e minicursos sobre Afrofuturismo e Crítica de Cinema. Integra o FICINE – Forúm Itinerante de Cinema Negro.

:. Serviço:

Minicurso “Afrofuturismo e Cinema Negro”

Período do curso: 24 a 27 de janeiro de 2023.

Horário: 10h às 12h (terça a sexta)

Local: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes

Inscrições: de 09 a 19 de janeiro de 2023 via formulário: bit.ly/afrofuturismoecinemanegro
Vagas: 40
Resultado da seleção: 20 de janeiro de 2023
Mais informações: (85) 3219 – 5865 / (85) 3219 – 5842