Poesia, cordel, música e alegria marcam a solenidade de abertura da 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará

12 de novembro de 2022 - 17:35 #


Com a temática “De toda a gente para todo o mundo”, a celebração da diversidade foi encerrada com o show especial “Embarcação”, com a cantora Lorena Nunes, Mallu Viturino e Daniel Medina. Foto Beto Skeff

E a palavra se fez poesia. Se fez cordel e repente. Se fez música e alegria. E virou um cortejo, que animou os corredores do Centro de Eventos do Ceará e deu início à XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, na noite desta sexta-feira, 11 de novembro, em uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto Dragão do Mar (IDM). A celebração chegou ao ápice com a participação da curadora Conceição Evaristo e a leitura dos poemas da escritora pela atriz e embaixadora da ONU Mulheres no Brasil, Camila Pitanga. A solenidade foi encerrada com o show especial “Embarcação”, com a cantora Lorena Nunes, Mallu Viturino e Daniel Medina.

A abertura foi puxada por um grupo de escritores, cordelistas, repentistas e instrumentistas que saíram da Praça do Cordel e, sob as palmas do público visitante e dos expositores, percorreu a feira do livro montada no térreo do Pavilhão Leste até a Arena “A Herança que Seremos”. Relevante no calendário de bienais e feiras de livros nacionais, a Bienal é um evento internacional cuja celebração foi marcada pelo forte traço local do “cearês”, com a típica vaia cearense puxada pelos cerimonialistas Camilla Lima e Dudu Suricate, animando o público presente. ⁠

O palco ficou repleto de parceiros e amigos da Bienal do Livro, representantes das instituições realizadoras, patrocinadoras e apoiadoras da iniciativa. Estiveram presentes: Rachel Gadelha, diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar; Maura Isidório, coordenadora da Bienal e de Política do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult Ceará; Valéria Cordeiro, secretária executiva da Cultura do Ceará; Suzete Nunes, gestora executiva da Biblioteca Pública Estadual do Ceará; Mariana Braga, secretária executiva de planejamento e gestão interna da Cultura do Ceará; Dalila Saldanha, secretária municipal de Educação de Fortaleza; Eliana Estrela, secretária de Educação do Ceará; Carlos Décimo, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; Denise Carrá, secretária executiva da Secretaria do Turismo do Ceará; Henrique Javi, diretor regional do Sesc Ceará; Michelly Nunes, superintendente de Comunicação do Banco do Nordeste; e os curadores Talles Azigon e Tércia Montenegro.

Vozes fortes, falas pujantes Em sua fala, o Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, destacou a Bienal do Livro como um território de experiências, de formação e de invenção potentes para a refundação do Brasil. “Esta Bienal é feita de corpos e espíritos, de sentidos e de sentimentos. De força e de luz! Nessa jornada, temos um trabalho árduo e amoroso com a cidadania, o imaginário e a formação cultural do povo brasileiro, compreendendo os papéis da educação, da ciência e da economia, mas, sobretudo, da cultura como atribuição de sentidos e de reinvenção de mundos. Afinal, precisamos reinventar o Brasil. Cultivar o seu renascimento e fazer brotar o reflorescimento de sua gente com a refundação do país”, afirmou Piúba.

Outras falas trouxeram potência, manifestaram emoção, evidenciaram sentimentos. A secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, destacou que o tema da Bienal se articula muito com as políticas da educação do Estado, olhando para o diálogo, respeito e inclusão. “Vamos ter muitas ações como o seminário de docentes, homenagem aos escritores do Mais Paic, estamos com nosso estande e teremos ainda os nossos alunos, que irão abrilhantar o evento com seus talentos na escrita e na poesia”, disse Estrela.

Outras falas trouxeram potência, manifestaram emoção, evidenciaram sentimentos. A secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, destacou que o tema da Bienal se articula muito com as políticas da educação do Estado, olhando para o diálogo, respeito e inclusão. “Vamos ter muitas ações como o seminário de docentes, homenagem aos escritores do Mais Paic, estamos com nosso estande e teremos ainda os nossos alunos, que irão abrilhantar o evento com seus talentos na escrita e na poesia”, disse Estrela.

Visivelmente emocionada, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba recordou a ligação familiar com a literatura, destacando ser neta de um poeta. “Estou transbordando de felicidade. Eu vivo de um universo matemático, de contas, de números, mas aqui na Bienal a gente vê que o verdadeiro humano está na cultura, está na poesia, está na arte. Para mim é uma oportunidade incrível participar desse momento, pois sou uma apaixonada por livros”, destacou, citando em sua fala um poema de Manoel de Barros.

A turma que faz a Bienal também deixou suas palavras de gratidão e emoção. Rachel Gadelha, diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar, realizador da Bienal juntamente com a Secretaria da Cultura, louvou a equipe que se dedicou para tornar o evento possível. ”É uma gente invocada, que ama a arte e a cultura, que se reuniu para fazer essa Bienal, tão merecida, depois dessa pandemia e tantas coisas que aconteceram em nosso país. Precisamos de ais poesia, mais sensibilidade, mais amor, mais alegria, mais arte. De toda gente para todo mundo. Viva a Bienal”, celebrou Rachel.

Já a coordenadora geral da Bienal, Maura Isidório, foi sucinta e direta em ressaltar que a Bienal foi feita com força, com fé e muita coragem, como é o cearense. E aproveitou para enfatizar o poder da arte. “A arte é aquilo que nos eleva, que nos congrega, nos faz resistir e existir. Essa Bienal é feita com vocês e para vocês!”

Encontro de poesia e saberes

Após o encerramento das falas, entrou no palco a atriz Camila Pitanga, que dividiu o espaço com o ator e diretor cearense Aury Porto. Antes de recitar os poemas da escritora Conceição Evaristo, Camila destacou sua relação com o Ceará e sua identificação com o discurso do Secretário de Cultura. “É muito emocionante ouvir, porque é de dentro. O discurso é concreto e se afirma em sonhos, ações afirmativas de tudo o que eu acredito. Eu me afino absolutamente, me comove”, ressaltou.

A escritora Conceição Evaristo participou de maneira remota, por vídeo, e destacou a importância da ancestralidade. “As velhas vozes me afirmaram que ofereceram algo que tinham recebido e, como tal, tinha o encargo de passar adiante. E com veemência afirmaram: ‘tudo o que se ganha de conhecimento é para ser compartilhado. Conhecimento guardado em uma só cabeça, em um só corpo, míngua. E se esse conhecimento se contrai, até se esvaziar, o conhecimento acaba mofando, criando bolor’. Eis que me contaram as vozes antigas e que ouço sempre”, comentou, destacando a necessidade de se compartilhar. Ela ressaltou a bibliodiversidade da Bienal, refletindo as experiências humanas.

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de  Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

As atividades da Arena Bece dos demais dias estão disponíveis no site bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de  Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará

Centro de Eventos do Ceará

facebook.com/BienalDoLivroDoCeara

instagram.com/bienaldolivroce