Biblioteca Pública Estadual do Ceará abre inscrições para cursos e oficinas gratuitas

20 de junho de 2022 - 08:27 # #

Ascom Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Escritora, atriz, mediadora de leituras e professora Sara Síntique

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, oferta durante o mês de junho três cursos livres e duas oficinas: Curso Livre “Entre a Literatura e as Artes Visuais,” com Raisa Cristina (21 a 24 de junho); Curso Livre “Escritas do Feminino”, com Sara Síntique e participação especial de Keilla Rodrigues (21 a 24 e 28 de junho); Curso Livre “Mediação de Leitura Com Foco em Contação De Histórias”, com Patrícia Bezerra (28, 29 e 30 de junho); Oficina “Tirinhas Sobre o Amor”, com Daniel Brandão (19 e 26 de junho) e Oficina “Descomplicando a ABNT”, com Milena Bandeira (29 e 30 de junho). Os interessados podem se inscrever via formulário online, disponibilizado no site bece.cultura.ce.gov.br. As vagas são limitadas e as aulas acontecem no Espaço Multiuso da Bece. Os cursos e oficinas tem emissão de certificados.

No Curso Livre “Entre a Literatura e as Artes Visuais”, os participantes conhecerão uma série de obras e conceitos que tensionam as relações entre essas linguagens, desde os desenhos-escrituras e a poesia concreta aos livros de artista e os filmes-cartas. Ministrado por Raísa Christina, o curso acontecerá entre os dias 21 e 24 de junho, das 14h às 18h. Serão ofertadas 25 vagas para pessoas acima de 16 anos, as inscrições estão abertas até o dia 19 de junho. Link do Formulário de Inscrição.

Com a proposta de refletir sobre o corpo, o feminino e de experimentar a escrita a partir de exercícios atravessados pelo Teatro, pela Dança e pela Psicanálise, o Curso Livre “Escritas do Feminino”, ministrado por Sara Síntique, acontecerá nos dias 21, 22, 23, 24 e 28 de junho, das 9h às 13h. Sara Síntique, escritora, atriz, mediadora de leituras e professora, afirma que “o conteúdo do curso foi pensado e produzido exclusivamente para a implicação da produção criativa, apostando na potência subjetiva da participante”. O curso conta com a participação especial da psicanalista Keila Rodrigues. As inscrições estão abertas até o dia 19 de junho e serão ofertadas 25 vagas. Pré-requisito: Mulheres (cis/trans) que gostem de escrever e tenham a partir de 18 anos. Link do Formulário de Inscrição.

O Curso Livre “Mediação de Leitura com Foco em Contação de Histórias”, com Patrícia Bezerra, acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho, das 09h às 12h e 14h às 17h. O curso tem como objetivos apresentar a arte da narrativa como algo que se aprimora à medida que se experimenta; e abordar os principais pontos que são necessários para uma boa narração de histórias, capaz de envolver os ouvidos alheios. Serão ofertadas 25 vagas para pessoas acima de 18 anos. As inscrições estão abertas até o dia 19 de junho. Público-alvo: educadores e interessados na arte da narrativa. Link do Formulário de Inscrição.

Já a oficina Tirinhas sobre o Amor, com Daniel Brandão, acontecerá aos domingos (19 e 26), das 14h às 16h. Nesta oficina, os interessados irão conhecer princípios básicos para contar uma pequena história através da linguagem dos quadrinhos no formato de tiras. O público-alvo são crianças a partir de 8 anos acompanhadas de um adulto. A oficina é gratuita, acontece na Sala Multiuso e as inscrições são por ordem de chegada.

Encerrando a programação formativa de junho, a Biblioteca Pública oferta a oficina “Descomplicando a ABNT”, com Milena Bandeira, nos dias 29 e 30 de junho, das 14h às 17h. Os participantes conhecerão os tópicos fundamentais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas também variações dela, que são requisitadas por diferentes faculdades. Formada em Letras, revisora há 12 anos e escritora, Milena Bandeira comenta que o objetivo da oficina “é deixar os estudantes afinados, saindo da oficina totalmente capazes de formatarem seus próximos trabalhos acadêmicos, como artigos, TCCs e outros”. Serão ofertadas 25 vagas para pessoas acima de 18 anos, e as inscrições estão abertas até o dia 27 de junho. Público-alvo: estudantes e interessados no tema. Link do Formulário de Inscrição.

PROTOCOLO COVID

Ressaltamos que, para as atividades presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento oficial com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.418, de 27 de novembro de 2021. O uso de máscara segue obrigatório. Orientamos que caso esteja com sintomas de gripe, fique em casa. Se tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Serviço:

Bece – Programação Formativa Junho

19 e 26/06, das 14h às 16h – Oficina “Tirinhas Sobre o Amor”, com Daniel Brandão (2h/dia)

21, 22, 23, 24 e 28 de junho, das 9 às 13h – Curso Livre “Escritas do Feminino” com Sara Síntique e Keilla Rodrigues (20h)

21, 22, 23, 24 e 28/06, das 14 às 18h – Curso Livre “Entre a Literatura e as Artes Visuais” com Raisa Christina (20h)

28, 29 e 30/06, das 9h às 17h – Curso Livre “Mediação de Leitura Com Foco em Contação De Histórias”, com Patrícia Bezerra (20h)

29 e 30/06, das 14 às 17h – Oficina “Descomplicando a ABNT”, com Milena Bandeira (6h)

Local: Espaço Multiuso da Bece (Av. Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE)

Confira a programação completa em: bece.cultura.ce.gov.br.