“Theatro de Portas Abertas”: Edição de maio celebra o Bode Ioiô com atividades gratuitas no Theatro José de Alencar

16 de maio de 2022 - 15:45 #

A programação do dia 17 de maio inicia com as tradicionais Visitas Guiadas e ao Bode Ioiô, encerrando com a apresentação do espetáculo “Conjunto Ceará Show.”

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, no dia 17 de maio, a quarta edição de 2022 do seu tradicional projeto “Theatro de Portas Abertas”, que celebra a cada mês o aniversário de fundação do TJA (17 de junho de 1910). Para esta edição, a figura do Bode Ioiô também será contemplada por ocasião do projeto “Ioiô Itinerante”.

A programação tem início pelas Visitas Guiadas gratuitas com a equipe de guias culturais do TJA nos seguintes horários: 9h, 10h, 11h, 14h e 15h. Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades dos diversos espaços do equipamento. Para tal, o agendamento é feito pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586.

No horário das 16h, a Visita Guiada será especial, sendo o passeio conduzido por Weber Porfírio. Mestre em História Social (PPGH-UFC), Weber é ainda membro do Grupo Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista (SEBO-UFC) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM-UFC). Atualmente, é membro do Núcleo de Comunicação do Museu do Ceará.

Antes, às 15h, o saguão do TJA abrirá espaço para o coletivo Bordando Resistência – Bordadeiras de Alto Alegre. Em alusão à pauta da Igualdade Racial, intensificada no mês de maio, o grupo irá trazer ao público “Porque Cazuza resistiu, resistimos também”, exposição que reúne 14 telas bordadas à mão que narram a história do negro escravizado que deu origem à Comunidade Quilombola de Alto Alegre, em Horizonte (Região Metropolitana).

Na sequência, o mesmo coletivo irá conduzir uma Oficina de Bordado Criativo (número de vagas: 20); no local também haverá feirinha para a comercialização de produtos e uma conversa sobre essa caminhada de resistência do grupo.

Na sequência, às 17h, o ator e diretor Evan Teixeira irá apresentar “O Bode Quer”, performance que integra a programação do projeto “Ioiô Itinerante”, que marca o centenário da eleição a vereador do Bode Ioiô e o aniversário de 90 anos do Museu do Ceará. Num trajeto que vai da calçada do TJA à Sala Izaíra Silvino (Foyer), Evan teatro e música, para reviver as peripécias memoráveis protagonizadas por essa figura icônica e que até hoje pairam no imaginário do cearense: o lendário Ioiô!

Embalado pelo universo do patrimônio cultural e imaterial Bode Ioiô, Evan Teixeira estará acompanhado pelos músicos Rami Freitas (percussão) e Plínio Câmara (violão), e irá destacar alguns fatos da trajetória desse personagem, como quando foi eleito vereador com expressiva votação pelo povo fortalezense, ato emblemático que completa 100 anos agora no ano de 2022. Nessa apresentação, teremos ainda a participação especial da poeta e atriz Sara Síntique, com uma declamação, e da musicista Elli Martins, no piano.

Lembramos que a visitação ao Bode Ioiô segue até o dia 20 de maio no mesmo horário das Visitas Guiadas: às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h (de terça a sexta); às 14h, 15h e 16h (sábados e domingos). A Sala Izaíra Silvino, porém, é um espaço de acessibilidade reduzida: em se tratando de uma edificação tombada, as intervenções necessárias para solucionar questões de acessibilidade do nosso espaço físico ainda são limitadas. Por conta disso, o acesso à exposição dá-se apenas pela escada helicoidal (em espiral).

Na tradicional “Hora do Angelus”, às 18h, a convidada do mês é Aparecida Silvino, que virá acompanhada do CAIS – Coral dos Amigos de Izaíra Silvino. Cantora, compositora, regente de corais, arranjadora, preparadora vocal, pianista cearense, ganhadora de inúmeros festivais, Apá – como é carinhosamente conhecida – tem cinco trabalhos gravados, sendo o mais recente “Sinal de Cais”. Com o show homônimo, viajou o Brasil.

Em novembro de 2016, Aparecida abriu o Centro Cultural Canto da Apá, no Centro, onde desenvolve planos de aulas de canto individuais e canto coral. Durante o isolamento social (2020-2021), Apá fez lives no Instagram e outras plataformas de mídia, além dos vídeos desenvolvidos com o Coral do Canto da Apá e Coral da SEFAZ. Agora, em 2022, reabre as apresentações públicas e a agenda de shows.

A programação de maio do “Theatro de Portas Abertas” encerra, às 19h, com a comédia “Conjunto Ceará Show”. Com as presenças de Batuta, Denis Lacerda, Mateus Franklin e Moisés Loureiro, “Conjunto Ceará Show” é um espetáculo sobre o espetáculo, dividido em quatro etapas: as três primeiras se dedicam a falar sobre o processo e é só na última que o espetáculo é, de fato, apresentado. É um Ceará dentro do outro.

Sinopse: “Todos conhecem a Rua Augusta e a Avenida Paulista, em São Paulo; a Times Square, em Nova York; a ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro; mas poucos falam sobre a Avenida H do Conjunto Ceará. Esse espetáculo vem pra corrigir essa dívida histórica, ou pelo menos tentar”. Imperdível, né! A retirada de ingressos antecipada encontra-se no site Sympla (https://bit.ly/3wdLLwI).

Protocolos
Em respeito aos atuais protocolos, é obrigatória a apresentação do comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (mínimo de duas doses para pessoas com 12 anos ou mais), acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA*
(* sujeita a alterações)

9h 10h 11h 14h 15h
VISITAS GUIADAS