Projeto “Ioiô Itinerante” chega à Biblioteca Pública Estadual do Ceará

5 de abril de 2022 - 13:22 # #

Ascom Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Projeto “Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)”,  iniciativa do Museu do Ceará, celebra os seus 90 anos de fundação e o centenário de eleição do personagem histórico como vereador.  O destaque deste mês de abril é a chegada do Bode Ioiô à Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Imagem: Rodrigo Ribeiro, que vai mediar o programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “Memórias sobre o Bode Ioiô, o caprino mais famoso do Brasil”

Na sua itinerância, o Bode Ioiô marca a sua passagem pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, no período de 06 a 17 de abril. Com uma série de atividades como mesas redondas, exposições, cortejo, oficinas, experimentações artísticas e palestras. Para celebrar as efemérides, o programa “Ioiô Itinerante” teve início em março e estenderá as suas ações até maio de 2022. O horário de visitação na Bece é de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados e domingos, de 9h às 18h.

A programação comemorativa na Bece, por sua vez, iniciará no dia 06 de abril, às 18h, com a abertura oficial da Exposição Ioiô Itinerante: o universo fabuloso do Bode Ioiô (O centenário da eleição do bode mais famoso do ceará 1922 – 2022); e, ainda, a performance do artista Evan Teixeira de Bode Ioiô. Na sequência, às 18h30, acontece a roda de conversa “A cidade fabulante do Bode Ioiô” com o artista Júlio Lira.

Na sexta (8), a Bece realiza a abertura da Galeria Folheada “O Bode Ioiô vai à biblioteca nos trânsitos culturais de uma cidade sem fim…”, a partir das 16h. A mostra é composta por publicações e documentos do acervo da biblioteca que têm como referência o Bode Ioiô, a cidade de Fortaleza e a história da Bece no auge dos seus 155 anos. A Galeria Folheada propõe difundir o acervo da Bece ao público de leitores, de pesquisadores e de estudiosos que a frequentam e consultam os seus arquivos.

A programação infantil Pequenas Grandes Histórias do final de semana (9 e 10) contará com a apresentação “As Aventuras do Bode Ioiô e outras histórias” pela Casa do Conto, às 10h e às 15h. Já nos dias 12 e 14, respectivamente às 15h e às 16h, acontece o Pequenas Grandes Histórias – “Sessão de Escritas Infantis: qual história do Bode Ioiô você vai inventar?”.

E as atividades culturais não param por aí, no dia 14 de abril, às 15h, no Youtube, quem abre a tarde é o programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “Memórias sobre o Bode Ioiô, o caprino mais famoso do Brasil”, com a historiadora Cristina Holanda e mediação do Coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece, Rodrigo Ribeiro. E às 15h30, ocorre o projeto Ilustr(a)ção! do ilustrador Rafael Limaverde, na companhia de Paula Yemanjá. A atividade será presencial e aberta ao público.

Finalizando a programação temática, a Bece realiza o “Zine-se!”, no dia 14/4, às 18h, evento de troca, lançamento e exposição de zines. Nesta edição, teremos uma sessão de leitura dos Zines Ioiô, feitos coletivamente no Theatro José de Alencar, em 2002, com convidados autores.

Ilustrador Rafael Limaverde

Protocolo de Segurança Covid

Para as atividades presenciais, é necessário apresentar o passaporte sanitário a partir de 12 anos (com 3ª dose para todos com idade igual ou superior a 18 anos, de acordo com o Decreto Decreto Nº34.600, de 19 de março de 2022. O uso de máscara segue obrigatório. Caso esteja com sintomas de gripe, recomendamos que fique em casa. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Serviço

Programação do “Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)” na Biblioteca Pública Estadual do Ceará 

De 6 a 17 de abril

Visitação: Terça à sexta,das 9h às 20h e Sábado e domingo, das 9h às 18h

Na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255)

Programações virtuais no YouTube do Bece (youtube.com/BibliotecaEstadualdoCeara)

Acesso livre e gratuito