Cia Balé Baião estreia “Dançar Paulo Freire” na Bienal Internacional de Dança do Ceará

13 de dezembro de 2021 - 13:49 # #

Ascom Bienal Internacional de Dança do Ceará

A 13ª Bienal Internacional de Dança do Ceará acontece até o dia 19 de dezembro com programação gratuita em Fortaleza, Paracuru, Itapipoca e Trairi.

Cia Balé Baião em “Dançar Paulo Freire”. Foto: Cacheado Braga

A Cia Balé Baião estreia na XIII Bienal Internacional de Dança do Ceará o espetáculo “Dançar Paulo Freire”. O novo trabalho foi criado em homenagem ao educador, que é Patrono da Educação Brasileira, pela passagem de seu centenário em setembro de 2021. Serão três apresentações na Bienal de Dança. A primeira será em Fortaleza nesta segunda-feira, 13 de dezembro às 20 horas no Teatro B. de Paiva, no Porto Dragão, em Fortaleza. No dia 18 será em Itapipoca, cidade sede da companhia, às 20h na Praça da Matriz. No dia 19 será em Trairi, também às 20h, na Praça da Justiça. Toda a programação é gratuita. Para o acesso ao espetáculo em Fortaleza os ingressos estão esgotados. Toda a programação pode ser consultada no site: www.bienaldedanca.com.

Com direção de Gerson Moreno, a companhia de dança cearense revela Paulo Freire presente, vivo e incorporado nas oraliDanças da Balé Baião, nas corporalidades rebeldes, teimosas e propositivas que convocam para os verbos “esperançar” e interferir no mundo, com boniteza, coragem e amorosidade. No dia 16 o diretor Gerson Moreno lança na Biblioteca Pública de Itapipoca o livro “Minha política é a dança que gero no mundo”.

Ao longo de 27 anos, a Balé Baião vem desenvolvendo pesquisas, experimentos e técnicas corporais/performáticas que se fundamentam nos princípios éticos/estéticos defendidos por Paulo Freire, nisso, propõe-se dançar em coletivo, potencializando as singularidades dos intérpretes-criadores, suas idades distintas, ancestralidades afro/indígenas e militâncias políticas. Suas obras cênicas são montadas em processos colaborativos sob direção de Gerson Moreno. A Balé Baião compõe o Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca e gerencia a Escola Livre Balé Baião em convênio com a Universidade Estadual do Ceará – UECE.

A XIII Bienal Internacional de Dança do Ceará é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), via Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual, e Enel. Apoio: Instituto Francês, Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste e Pro Helvetia. Parceria: Quitanda Soluções Criativas. Realização: Indústria da Dança e Proarte. Apoio Institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz, Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e prefeituras municipais de Paracuru, Itapipoca e Trairi. Agradecimento: Enel.

SERVIÇO

XIII Bienal Internacional de Dança do Ceará – Até 19 de dezembro de 2021. Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla: www.sympla.com.br/bienaldedanca.
Informações: bienaldedancace@gmail.com. Site: www.bienaldedanca.com.

PROGRAMAÇÃO – XIII BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ

13 DE DEZEMBRO (segunda)
19h – “Área” (Percursos de Criação) – Luis Alexandre e Rosa Primo (Ceará) – Teatro B. de Paiva, Porto Dragão
20h – “Dançar Paulo Freire” – Cia. Balé Baião (Ceará) – Teatro B. de Paiva, Porto Dragão