Grupo de rap S.E.P. 85 apresenta show “Do dialeto ao Dia Lento” no Porto Iracema das Artes

12 de novembro de 2021 - 10:56 # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

O evento, na próxima quarta-feira (17), abre a programação do Mês da Consciência Negra na Escola. O disco traz letras que denunciam a violência e o racismo

Lucas Catatau e Big Leo. Foto: Alan Sousa

Após integrar a edição 2020 do Laboratório de Música, realizada em formato inteiramente virtual por causa da pandemia de Covid-19, o grupo de rap S.E.P. 85 – Subconsciente em Pauta faz sua primeira apresentação presencial na Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O show será na próxima quarta-feira, 17, a partir das 18h, e traz o álbum “Do dialeto ao Dia Lento”. O disco foi produzido durante o Laboratório, com tutoria do rapper KL Jay. O acesso é gratuito.

O evento, que vai acontecer no pátio da Escola, é o primeiro da programação do Mês da Consciência Negra no Porto Iracema. Além do show, estão previstas outras ações virtuais e presenciais de teatro, cinema e artes visuais relacionadas à data, celebrada oficialmente no dia 20 de novembro, sempre com protagonismo de artistas negres.

Segundo Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música, o trabalho do S.E.P. 85 representa uma potência do rap cearense. “E essa volta [ao presencial] é significativa porque o grupo está com um álbum nas plataformas, portanto, pronto para ser ouvido, apreciado”, diz ela.

>> Confira o álbum “Do dialeto ao dia lento” no Youtube.

Lançado em setembro nas plataformas digitais, “Do dialeto ao dia lento” é resultado do processo formativo no Laboratório de Música do Porto Iracema. O coletivo teve como tutor o rapper KL Jay, membro do grupo Racionais MC’s, que fez o acompanhamento dos artistas por meio de tutorias virtuais. O álbum é composto por letras que relatam as vivências dos artistas como moradores das periferias de Fortaleza, com foco nas desigualdades, precariedades e violências que atravessam a realidade nas comunidades e afetam, principalmente, os corpos pretos.

Sobre o contexto que inspirou o álbum, o artista Lucas Catatau, integrante do S.E.P. 85, conta que “o álbum trata desse processo de opressão, que é grande em Fortaleza, e que às vezes é escondido”. Segundo ele, as letras foram pensadas a partir disso.“Nós acabamos reciclando nossa realidade e transformando em arte”, completa.

A atividade acontecerá seguindo os protocolos de distanciamento social, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e utilização de espaço aberto da Escola.

Sobre o grupo
Com quatro anos de trajetória, o S.E.P. 85 é formado por Big Léo, Catatau e Caio Plock, o grupo de rap S.E.P. 85 (sigla de Subconsciente em Pauta) criam uma poética de letras combativas, estudam métricas com base nas crônicas e fatos reais vividos e nos encontros com outros colaboradores, incluindo referências como a literatura marginal. O grupo faz experimentos sonoros de beats e também enfatiza a performance no palco.

Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Porto Iracema recebe show do álbum “Do dialeto ao Dia Lento” do grupo SEP 85
Quando: Quarta-feira, 17, às 18h
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
Endereço: R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Gratuito