Com apoio da Secult, Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE 91) reúne grandes nomes em Webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes

20 de setembro de 2021 - 14:59

Guto Lacaz – Credito Edson Kumasaka

 

 

O Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE 91), que acontece até 30 de setembro e traz o tema O Crato no Mundo, promove nesse período mais três palestras virtuais. O webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes traz, nesta terça-feira (21), o artista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Mario Ramiro, que fala sobre os Excitáveis, a Escultura e o Corpo. Já na quinta-feira (23), o crítico e curador de arte Marcus de Lontra Costa aborda o tema Arte, Ponte entre os Tempos. Encerrando o webinário, no dia 28, a jornalista e crítica da cultura Marta Porto, explana sobre os Novos Horizontes para a Cultura. As palestras são transmitidas pelos canais do Instituto Sérvulo Esmeraldo e da Universidade Federal do Cariri (URCA), sempre às 19h, e são abertas ao público. Os que se inscreveram previamente, receberão certificação pela URCA.

Cada palestrante é apresentado e conta com a mediação de profissionais e pesquisadores da região do Cariri. Dessa forma, o FSE 91 traz respectivamente o artista e professor da URCA Fred Sidou, o cineasta e professor da URCA, Sérgio Vilaça, e o produtor cultural Alemberg Quindins.

A programação nas plataformas digitais inclui ainda oficina de Pop-up com o arquiteto e artista plástico Guto Lacaz, nesta quinta-feira (23). São quatro horas de aulas on-line, pelo Google Meet, em que Guto vai trabalhar com as pessoas inscritas a técnica que permite criar cartões que, quando abertos, constroem pequenas cenas tridimensionais.

Conhecidos como origami arquitetônico, suas construções constituem excelente exercício mental, motor e plástico, possibilitando a capacidade de se imaginar o tridimensional a partir do bidimensional. A técnica é bem difundida por meio de livros infanto-juvenis, que utilizam seus recursos para dar vida, volume e profundidade às ilustrações. Durante a oficina, os alunos têm acesso à bibliografia específica, livros e cartões exemplares dessa técnica. As inscrições foram realizadas previamente.

A programação virtual começou desde o dia 09, abrindo o festival. “Ao todo, são 13 palestrantes de notório reconhecimento e atuação em suas áreas que participam do Webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes. A ideia é que eles partam das obras do Sérvulo como inspiração para tratar de temas fundamentais na atualidade”, explica a fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, curadora e organizadora do FSE, Dodora Guimarães.

Sobre o Festival Sérvulo Esmeraldo – A programação do FSE 91 celebra o legado do artista em obras públicas, contemplando uma exposição ao ar livre no Largo da RFFSA, no Crato, exibições de documentários da série Museus a Céu Aberto, também ao ar livre, o webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes e cursos virtuais. A curadoria é da fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE), Dodora Guimarães, e do curador Marcus de Lontra Costa, com colaboração do artista plástico e educador, Paulo Portella Filho.

O FSE 91 é uma iniciativa do Instituto Sérvulo Esmeraldo que, por meio do fomento à formação, difusão e promoção das Artes Visuais, contribui com a dinâmica da arte contemporânea no Crato e região. Realizado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Festival conta com o apoio do Instituto Cultural do Cariri (ICC); do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc; da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Cultura; e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006), por meio do Edital do Mecenato – com agradecimento à Enel –, Instituto Dragão do Mar e Cine Teatro São Luiz. Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO

Festival Sérvulo Esmeraldo – FSE 91

Data: De 09 a 30/09

Local: Crato (CE)

Programação on-line: YouTube Instituto Sérvulo Esmeraldo e Instagram @institutoservuloesmeraldo

Grátis

PROGRAMAÇÃO E PALESTRANTES DO WEBINÁRIO ARTE, CIÊNCIA E NOVOS HORIZONTES

Terça-feira, 21 de setembro, às 19h

Tema: Excitáveis, a Escultura e o Corpo

Palestrante: Mario Ramiro, Artista e professor (USP)  

Mario Ramiro é artista multimídia, ex-integrante do grupo de intervenções urbanas 3NÓS3. Sua produção reúne intervenções urbanas, redes tele comunicativas, esculturas, instalações, fotografia e arte sonora. É mestre em fotografia e novas mídias pela Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha, e doutor em artes visuais pela Universidade de São Paulo, onde trabalha como professor da Escola de Comunicações e Artes.

Debatedor: Fred Sidou, Artista e Professor (URCA) 

Licenciado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (1998), tem mestrado (2001) e doutorado 2016) em Artes pela mesma instituição. Desde 2008, é professor de expressões tridimensionais no Departamento de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA. Participou com obras de vídeo/vídeo instalação e performance em eventos como o XV Salão Nacional de Artes Plásticas, Prêmio Brasília de Artes Visuais, Rio Cine Festival entre outros. Lider do Grupo de Pesquisa JOIA (Jogo Invenção Arte), atualmente investiga convergências entre a escultura e a arte joalheria abordando seus processos de concretização e recepção sob o ponto de vista de teorias do efeito estético.

Quinta-feira, 23 de setembro, às 19h

Tema: Arte, Ponte entre os Tempos

Palestrante: Marcus de Lontra Costa

Curador e crítico de arte, foi diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, do MAM-RJ, do Museu de Arte Moderna de Brasília e do MAMAM, em Recife. Foi Secretário de Cultura de Nova Iguaçu na gestão de Lindberg Faria. Como curador, atua nessa área desde 1983 realizando inúmeras exposições, no Brasil e no exterior, como por exemplo: “Oscar Niemeyer-Uma Invenção do Tempo”, montada nas cidades de Moscou, Santiago do Chile, Washington, Turim e Caracas (2008/09); “Franz Weissmann: Imagens da Imensidão” em São Paulo e Petrópolis; “Carlos Scliar: perfil e trajetória, no Rio de Janeiro (2010)”. Como crítico, tem publicados textos analíticos sobre vários artistas em catálogos, livros e jornais. Desde 2006 vem se dedicando a programas educativos para as artes visuais sendo convidado por instituições de todo o país, para palestras e a aplicação desses programas educativos. Curador geral do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as artes plásticas de 2013 a 2020.

Debatedor: Sérgio Vilaça, Cineasta e Professor (URCA) 

Doutor e mestre em arte pela UFMG. Cineasta, produtor cultural e professor universitário. Área de conhecimento: Poéticas tecnológicas e cinema.

Terça-feira, 28 de setembro, às 19h

Tema: Novos Horizontes para a Cultura

Palestrante: Marta Porto, jornalista e crítica de Cultura

Crítica da cultura, jornalista e escritora. Tem participado das principais arenas internacionais de debates sobre artes, cultura e políticas culturais nos últimos 25 anos. Vem liderando ou colaborando com programas das Nações Unidas, de governos e fundações sociais em projetos de democracia cultural, comunicação cívica e engajamento social. É autora de mais de 40 artigos publicados em revistas e coletâneas de vários países, e autora dos livros: Imaginação, Reinventando a cultura (Pólen Editora, 2019; Comunicação no centro da mudança (Approach,2017); Nós do Morro, 20 anos (XBrasil,2008); Olhares femininos, mulheres brasileiras (Ed.Senac Rio,2006), dentre outros.

Debatedor:  Alemberg Quindins, Produtor Cultural 

Doutor Honoris Causa URCA/ UFC. Pesquisador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP – Universidade de Coimbra). Criador da Fundação Casa Grande. Membro do Comitê ICOMOS-Brasil CCBrInt. Artista, educador popular, empreendedor social e gestor cultural. Atua na identificação, preservação e divulgação do patrimônio arqueológico e da memória e lendas do Cariri.

Assessoria de imprensa do Evento

Jornalistas: Helena Félix e Isabelle Vieira