Secult realiza reunião com Fórum de Multilinguagem de Artistas Negres e Perifériques do Ceará

3 de março de 2021 - 20:22

A equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) se reuniu online, na tarde desta quarta-feira, 3/3, com representantes do Fórum de Multilinguagem de Artistas Negres e Perifériques do Ceará, que apresentou pautas e demandas elencadas por coletivos e artistas negros. Participaram o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba; a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela; e a secretária executiva de planejamento e gestão interna da Cultura do Ceará, Mariana Braga; além da nova presidente do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, de coordenadores e diretores de equipamentos da Secult.

Entre as principais pautas, apresentadas em formato de carta pelo Fórum recém instituído, estavam: a instituição de um sistema de cotas nas políticas culturais;  a democratização dos recursos para a cultura; a representatividade negra; o combate ao racismo institucional; e o respeito à identidade de gênero.

A criação do Fórum foi parabenizada pelos secretários. “Gostaria de saudar a criação do Fórum, que nasce com um papel político e social importantíssimo para a política cultural do Ceará. É algo que me comove muito. Quero parabenizar pela organização e articulação sobre a pauta que se traz aqui e se extrapola as reivindicações às instituições públicas, reverbera para a sociedade como um todo”, pontuou o secretário Fabiano Piúba.

“Vocês trazem a dimensão da cultura negra e periférica, que é de extrema relevância. Entre 2017 e 2018 foi instituído um comitê de cultura afro-brasileira no âmbito da Secult e isso foi um passo importante. Conseguimos avançar e pela primeira vez conseguimos lançar um prêmio da cultura afro-brasileira. Acho que a pauta do Fórum é fundamental para construir uma política setorial”, destacou, por sua vez, a secretária Luisa Cela.

A secretária executiva de planejamento e gestão interna da Cultura do Ceará, Mariana Braga, ressaltou, por sua vez, a importância da presença de protagonistas negros e periféricos na cultura cearense. “O protoganismo negro na cultura não só que diz respeito para falar de si, mas para falar através de todas as linguagens artísticas. Falo com muita tranquilidade que temos discutido no âmbito da Secult a pauta debatida aqui. Participei de várias reuniões e reforçamos que há um compromisso com essas questões que estão sendo levadas em consideração. Queremos contar com vocês na participação do Comitê de Expressões Culturais Afro-brasileiras e parabenizar pela organização e reivindicação”, frisou.

Após debate sobre as pautas, foram encaminhadas reuniões específicas e criação de um grupo de trabalho sobre as pautas apresentadas, além da participação do Fórum no Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará e no Comitê de  Expressões Culturais Afrobrasileiras, instituído no âmbito da Secult. A reunião contou também com a presença, ao final, do professor e escritor Hilário Ferreira, que comentou seu projeto “Negras Histórias”, uma publicação sobre a história negra no Ceará, destinado principalmente aos professores.