Reabertura Sobrado Dr. José Lourenço: Exposição “Pós-tropical” – de Artur Bombonato

8 de dezembro de 2020 - 16:20

Foto: Roberto Kennedy

A primeira mostra individual do artista será aberta ao público no dia 12 de dezembro, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).

Nos últimos nove meses, todos nós vivemos muitas mudanças. Devido a uma nova realidade inesperada, fomos obrigados a adotar novos hábitos, para que fosse possível cuidar de si e do outro. Adotando as medidas de segurança sanitária determinadas pelo Governo do Estado do Ceará, o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, fechou suas portas ao público, continuando o seu funcionamento por meio das redes sociais. E é com grande expectativa que, após esses meses fechado devido à pandemia do coronavírus, anunciamos a reabertura do Sobrado Dr. José Lourenço no dia 12 de dezembro de 2020. A programação de retomada presencial se inicia com a exposição “Pós-Tropical”, do artista Artur Bombonato.

Cantos cobertos de uma cidade esvaziada. Refletores que iluminam lugar nenhum. Imagens entre o instante em que alguma coisa passou e algo porvir. Estátuas e monumentos cegos vigiando vazios. Reflexo do desconhecido na água. Utensílios, ferramentas, borracha, plástico, metal, mato. Natureza-morta, natureza viva apesar de tudo. Uma vastidão de céu, de dunas, de desertos. Fantasmas de pedra e pixel passam na TV sem ninguém assistir, uma bandeira tremula no rádio pra ninguém ouvir.

O universo imagético do artista Artur Bombonato nos chega como uma anunciação da paisagem distópica que o mundo reflete neste ano de 2020: o esvaziamento, as máscaras, as penumbras… Mas são de suas andanças pelo mundo e seus olhos assentados sobre diferentes espaços urbanos, do cinema contemporâneo, da linguagem videográfica da internet que ele constrói, em óleo sobre tela, a Exposição “Pós-tropical”, sua primeira mostra individual reunindo 18 obras, que tem curadoria dos artistas Ana Cecília Soares e Júnior Pimenta, e será aberta ao público de forma híbrida (presencial e virtual), no dia 12 de dezembro, uma manhã de sábado.

Bombonato é um artista de 31 anos que começa sua trajetória na arte urbana, é a partir do grafite e do muralismo que se conecta com as ruas de Fortaleza, cidade onde vive, e de tantas outras em países como Argentina, Marrocos e França. Desse frenesi de cores e urbes, ele salta para um trabalho de produção mais constrito, criando territórios de invenção dentro da tradicional linguagem da pintura sobre tela. Viu crescer daí o interesse pela história da arte e por estudos mais formais, passou pelo curso de artes visuais do IFCE, durante um ano, e estudou em Roma com o hiperrealista Adriano Fida.

O ateliê onde trabalha fica na ferveção do Centro da Cidade, em um prédio comercial antigo, onde produz nas madrugadas silenciosas de ruas esvaziadas e desabitadas. Essa paisagem e outros afetos saltam para o realismo de suas pinturas que trazem um universo de invenção muito singular, como explica Artur. “Partindo de uma base de composição mais ou menos estruturada a uma maneira clássica e proporcional, as imagens, ao serem pintadas, vão se tornando outra coisa. As escolhas intuitivas vão estabelecendo novos diálogos sob os quais não tenho total controle, a não ser pela tendência de fugir de certezas e fechamentos. A intenção é deixar o inesperado agir na dimensão significativa, mas também em sua dimensão pictórica, eventualmente forçando erros e acidentes, “criando problemas” para então encontrar brechas com ferramentas que estiverem à mão: pincéis, espátulas, escovas, panos, réguas, solventes e os próprios dedos”.

As obras ecoam em imagens e ruídos, fragmentos quase fotográficos e seus “defeitos” revelando o traço pictórico e as narrativas interrompidas, enigmáticas e distópicas de um artista brasileiro que pensa o seu tempo, “pós-tropical”, refletindo sobre ser um pintor brasileiro hoje, nessa conjuntura política em escombros.

Em um texto crítico sobre os trabalhos de “Pós-tropical”, o poeta, compositor e cineasta Uirá dos Reis escreve: “Sair das ruas para criar matéria que funcione nos espaços tradicionais de exposição não poderia se dar sem um gesto de invenção. Bombonato então decidiu-se por pintar a óleo mudando a natureza dos objetos, experimentando técnicas que o ajudassem na transcriação do realismo exigido por seus retratos e buscando a relevância em seus assuntos poéticos/pictóricos. Assim surge este corpo de trabalho repleto de paisagens onde o realismo é revisitado a partir de um espectro penumbral e quase silencioso da vida urbana, tão conhecida por seus sons sobrepostos, suas luzes coloridas que teimam em celebrar o capital e suas gentes tantas que correm de um lado a outro como se perdidas entre avenidas, automóveis e arranha-céus, sempre em vias de se atrasar para algum compromisso inadiável. É como se tudo isto já fosse passado, já não importasse ou mesmo existisse. A natureza não necessita de nossa contemplação para que ressurja, então ressurge e se recria nestas paisagens vazias: Os subsolos são tomados por água que brota do concreto, as aves insistem no céu enevoado e as árvores crescem teimosas entre os escombros de um mundo que ainda há mas não mais é, porque aqui tudo resiste mas nada é.”

A Exposição “Pós-tropical” foi contemplada no VIII Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor. A programação inclui o lançamento de um catálogo e visitas guiadas com Escolas e pessoas que nunca foram a uma exposição, além de oficina com jovens que vivem na periferia.

Sobre Artur Bombonato

Mora em Fortaleza desde criança. Iniciou sua trajetória artística com grafite e muralismo, participou de festivais de arte urbana e chegou a pintar na rua de outros países como: Argentina, Marrocos e França. Frequentou o curso de Artes Visuais do IFCE e estudou pintura a óleo na Itália por um semestre. Passou então a dedicar-se mais a esse tipo de trabalho de ateliê, também experimentando outros suportes como vídeo e instalação urbana, o que o levou a ter obras selecionadas para duas edições do Salão de Abril.

Trabalha atualmente no Centro de Fortaleza.

SERVIÇO
Exposição “Pós-tropical” – de Artur Bombonato
Abertura: 12 de dezembro, a partir das 10h
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará)
Aberta à visitação até 30 de janeiro de 2021 De terça a sexta-feira (09 às 17h)
Aos sábados (09 às 14h)