Bienal do Livro recebe lançamento de 30 obras de literatura infantojuvenil da Coleção Mais Paic, Mais Literatura

20 de agosto de 2019 - 21:01

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem), lançou nesta terça-feira (20), a Coleção Mais Paic, Mais Literatura, composta de 30 títulos voltados ao público infantojuvenil, que cursa entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental da rede pública. A solenidade de lançamento foi realizada no Centro de Eventos do Ceará, durante a XIII Bienal Internacional do Livro. A primeira-dama Onélia Santana e secretários Eliana Estrela, da Educação, e Fabiano Piúba, da Cultura, participaram do evento. Também estiveram presentes os secretários executivos Márcio Brito e Rogers Mendes.

As publicações foram escritas por autores cearenses selecionados em concurso literário. O acervo foi distribuído para 10 mil turmas das séries finais do Ensino Fundamental da rede pública. Esta iniciativa constitui-se como uma das maiores políticas de incentivo à leitura do estado do Ceará.

Onélia Santana destaca a importância do capital humano para o sucesso da iniciativa. “Parabenizo a todos os autores e ilustradores, que levarão suas histórias para milhares de cearenses. Acreditamos no potencial humano e investimos nas pessoas, a despeito da crise econômica por que passa o país. Acreditamos no retorno do investimento na educação. São recursos próprios do Governo do Ceará”, aponta.

“Colocamos aqui a leitura como direito ao desenvolvimento e à cidadania, como um exercício de liberdade. Parabenizo aqui todo o Governo do Ceará, toda a Secretaria da Educação por essa iniciativa. E digo, o Ceará é uma luz acessa no Brasil, um Ceará libertador com educação e com cultura”, afirma Fabiano Piúba.

Eliana Estrela enaltece o trabalho dos escritores e ilustradores das obras. “Têm um brilhante trabalho, com a capacidade de não só colocar o sentimento no livro, como principalmente de contribuir para a construção do conhecimento dos nossos jovens. O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela priorizam a educação, porque acreditam que somente por meio desta via se transforma a sociedade e se chega a ter uma vida mais digna e justa. E percebemos a educação enquanto rede, então, olhamos também para a criança, mantendo uma Coordenadoria que cuida especificamente deste público, em parceria com os municípios”, observa.

Além de contribuírem para ampliar o repertório linguístico, o campo de experiências dos leitores e propiciarem a fruição estética, os textos buscam estimular a leitura autônoma pelos estudantes e a sua apropriação pela mediação do professor no contexto escolar.

Foram avaliadas as qualidades textuais básicas, o trabalho estético com a linguagem e sua adequação ao público a que se destina. Portanto, caracteriza-se pela busca de temáticas que retratem com emoção a realidade em que vivem, por meio de tramas que envolvem o mistério e a aventura.

As produções dividem-se em duas categorias, sendo uma destinada a alunos do 6º e do 7º ano, e outra, a alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental.

Foram impressas 10 mil coleções compostas por 30 títulos, totalizando 300 mil exemplares distribuídos para as turmas das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Pública. As coleções foram entregues no início deste ano e estão atendendo 444.507 jovens. Por meio das formações docentes providas pelo Mais Paic, com foco no Letramento Literário, esse acervo é trabalhado nas salas de aulas, além da leitura livre com empréstimos domiciliares.

Acesse a Coleção Infantojuvenil Mais Paic Mais Literatura (https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2019/08/lista_autores.pdf)

Fonte: Seduc