Programação Museu Do Ceará – Agosto 2017

3 de agosto de 2017 - 14:15

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura – Museu do Ceará

O Museu do Ceará possui um acervo bastante variado, resultado de compras e, sobretudo, de doações de particulares e instituições públicas. Entre moedas e medalhas, há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 (950 exemplares). Alguns objetos se referem aos chamados “fatos históricos”, como a escravidão, o movimento abolicionista e movimentos literários, como a famosa “Padaria Espiritual”, que entrou para a História da Literatura Brasileira com especial destaque. Trata-se de um acervo com mais de sete mil peças, que atualmente é trabalhado como veículo de reflexão sobre a Historia local integrada à História do Ceará, em seus aspectos culturais, econômicos e sociais. Muitas peças estão em exposição, organizadas em salas temáticas.

Além de concentrar um dos maiores e mais importantes acervos do Estado, o Museu do Ceará promove cursos, oficinas, palestras e publicações na área de museologia e História, visitas orientadas e capacitação para professores, destacando-se como um núcleo de ações educativas em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Sua política cultural está consoante com os princípios da pedagogia de Paulo Freire. Tal projeto de atuação procura atender ao público diversificado que vai ao Museu: pesquisadores, estudantes da educação básica e superior, visitantes de Fortaleza e turistas do Ceará, do Brasil e de outros países. Especial atenção é dada ao trabalho com as visitas orientadas.

Com base na atual Política Nacional de Museus, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, por meio do Museu do Ceará, passou a coordenar a criação e o funcionamento do Sistema Estadual de Museus, ampliando as referidas atividades que atualmente desenvolve, a fim de contribuir também para a qualificação dos profissionais dos espaços museológicos do Ceará.

Todas as atividades mencionadas vêm consolidando o Museu do Ceará como um significativo espaço de educação, cultura e lazer, tal como se entende nos fundamentos científicos e éticos da museologia contemporânea, transformando-se numa referência regional.

Exposição de Longa Duração
Ceará: Uma história no Plural
Visitação de terça a sábado, das 9h às 16h

Memorial Frei Tito
Visitação de terça a sábado, das 9h às 16h

Leitura Discursiva – Dia 5 de agosto (sábado), às 10h.
Venha sentir uma história de amor em (por) Fortaleza, atraves do livro “Um conto no passado – cadeiras na calçada”, do escritor Raymundo Netto, na companhia deste e do Clube Ponto de Leitura Itinerante (CPLI).

“Diálogos em História: SEBO-UFC e Museu do Ceará”
Palestra “O sonho imperial de abrir canais no rio São Francisco”
Dia: 24 de agosto (quinta-feira), de 15h às 17h.
Palestrante: Gabriel Pereira (IFRN)
Local: Museu do Ceará

Visite nossa página no Facebook clicando aqui.