Programação Vila da Música – Maio 2017

5 de maio de 2017 - 12:00

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura – Vila da Música Solibel




AULAS DOS CURSOS REGULARES
SEGUNDA A SÁBADO
MANHÃ: 7H30 ÀS 11H30
TARDE: 13H30 ÀS 17H
NOITE: 18H30 ÀS 21H45
(aulas individuais e práticas coletivas):

• Violino
• Viola Violoncelo
• Contrabaixo
• Violão Popular
• Flauta transversal
• Clarinete
• Saxofone
• Flauta Doce
• Trompete
• Trombone
• Tuba
• Acordeon
• Piano Clássico
• Teclado eletrônico
• Musicalização Infantil (5 a 10 anos de idade)
• Teoria, Percepção e Solfejo
• Prática de Coral Infanto–Juvenil e Adulto
• Camerata de Cordas Infanto-Juvenil e Adulto
• Camerata de Violão,
• Orquestra de Acordeon e Flauta Doce
• Orquestra Jovem
• Prática Coletiva de Sopro, Madeiras e Metais
• Didática Musical.


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
DIAS 09 E 23 | TERÇA
19H30 CONCERTOS DIDÁTICOS
Local: Auditório da Escola Vila da Música-SOLIBEL
Os concertos didáticos da Escola Vila da Música-SOLIBEL têm por objetivo aproximar, cada vez mais, os estudantes e a comunidade local do universo sonoro musical, por meio da fruição de vários estilos, e da apresentação dos instrumentos diversos, contando com apresentações de músicos e grupos residentes, como também de convidados.


DIA 09 | TERÇA
19H30 CONSERTO COM O PIANISTA WILLAMIS NUNES
Local: Auditório da Escola Vila da Música-SOLIBEL
Nascido na cidade do Crato, CE, o músico Willames Nunes Rodrigues começou a estudar teclado popular e erudito, aos 13 anos de idade, em uma das escolas da cidade, tendo com o professor Antônio Galdino do Nascimento. Um ano e meio após sua matrícula foi convidado a dar aulas. Nesse período, passou também a dedicar-se ao estudo do Piano, instrumento de sua grande paixão. Willames é graduado no curso de licenciatura em Música, pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, onde foi membro do Programa de Ensino Tutorial – PET. Participou de vários eventos como o Festival de Musica da Ibiapaba (2010), Festival de Jazz&Blues de Guaramiranga(2011), Festival Eleazar de Carvalho e o Festival Cordas Ágio.


DIA 23 | TERÇA
19H30 CONCERTO COM A ORQUESTRA DE VIOLÃO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
Local: Auditório da Escola Vila da Música-SOLIBEL
A Orquestra de Violão da Escola de Ensino Profissional Governador Virgílio Távora e composta por estudantes de música, integrantes do Curso de Regência da referida instituição, realizado em parceria com o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Desenvolvendo ações de formação musical, tendo como público alvo jovens que encontram na música um meio de integração e de desenvolvimento de suas habilidades artísticas, a Orquestra estimula a prática coletiva de Violão. Dirigida pelo professor Harley Oliveira, licenciado em música pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, a Orquestra apresentará neste concerto um repertório bastante diversificado, que vai desde o cancioneiro erudito, até os clássicos do rock nacional e internacional, além de temas conhecidos do cinema.


DIAS 11 E 25 | QUINTA
19h CINE-VILA
Local: Terraço de entrada da Vila da Música-SOLIBEL.
Consiste em uma exibição, ao ar livre, de filmes de curta, média e longa-metragem, todos com fins educativos. O Cine-Vila tem por objetivo facilitar o acesso dos alunos da Escola Vila da Música-SOLIBEL, e da comunidade do entorno a produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva de jovens e adultos, a ampliação dos seus repertórios culturais, o desenvolvimento das suas competências leitoras e o diálogo com questões socioculturais mais amplas.


DIA 16 | TERÇA
A PARTIR DAS 19H
ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DE 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA HEITOR VILLA-LOBOS
Local: Auditório da Escola Vila da Música-SOLIBEL
Abertura da programação da noite: palavra do diretor e fundador da Escola, Mons. Ágio Augusto Moreira.
Palestra: com José Nilton Figueiredo, o primeiro aluno da escola, sobre “a importância da escola de música na sua vida”.
Exibição de Vídeo-depoimentos: de ex-alunos da Escola.
Apresentação Musical:  Sexteto executará uma música que foi apresentada, pela primeira vez em público, pelos primeiros alunos da Escola.
Palavras do atual Diretor da Escola: Maestro Felipe da Silva.
Exposição de fotos e artigos de jornais: evidenciando a criação da escola de educação artística Heitor Villa-Lobos e a criação da Sociedade Lírica do Belmonte – SOLIBEL. Local: Sala de Luthieria da Escola Vila da Música- SOLIBEL.


DIAS 12 E 26 | SEXTA
16H às 20H SEXTA CRIATIVA
Com o objetivo de oportunizar à comunidade a fruição das artes, o fortalecimento dos laços sociais, e ampliar espaço para a produção artística local de forma a viabilizar o fortalecimento da teia produtiva, inserindo-a no contexto da economia criativa para o desenvolvimento sustentável, a Escola Vila da Música – SOLIBEL realiza a Sexta Criativa, trazendo atividades artísticas diversas, em linguagens múltiplas e transversais (teatro, música, dança, literatura, artes visuais, artesanato, gastronomia etc.),


DIA 12 | SEXTA
A PARTIR DAS 19H FEIRA DE ARTESANATO E FEIRA GASTRONÔMICA
Locais: Terraço de Entrada da Escola Vila da Música – SOLIBEL
e Auditório da Escola Vila da Música-SOLIBEL


DIA 26 | SEXTA
16H APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRO/MUSICAL “UMA TOADA PARA JOÃO E MARIA, O AMOR SEGUNDO CHICO BUARQUE”
com a Cia do Tijolo – SP
Local: Auditório da Escola Vila da Música – SOLIBEL
Sinopse: “Uma toada para João e Maria, o amor segundo Chico Buarque” – Com a proposta de contar (e cantar) uma história de amor através das composições de Chico Buarque, o grupo paulista Cia do Tijolo, prêmio Shell de melhor música em 2014, retorna ao Cariri para apresentar este show, sucesso de público e crítica. Entre músicas e declamações, tudo sobre o amor é falado: o inicio, a paixão, ciúmes, decepções, traições, vinganças, perdões, medos, saudade e finalmente, ao recomeço (de outro ou do mesmo amor). A trajetória dos amantes é marcada por famosas composições como “Gota d’água”, “Álibi”, “Todo sentimento”, “Tatuagem”, “Samba do Grande Amor”.
De acordo com Rodrigo Mercadante, ator e roteirista do espetáculo, a escolha pelas músicas de Chico Buarque se deu por um motivo óbvio: “as composições de Chico são extremamente sensíveis ao corpo que ama e sofre por amar. Ele possui uma habilidade ímpar de traduzir poeticamente grande parte do que chamamos de ‘experiência amorosa’, sejam elas dolorosas, cômicas, patéticas, líricas ou vulgares”.


19H FEIRA DE ARTESANATO E FEIRA GASTRONÔMICA
Local: Terraço de Entrada da Escola Vila da Música-SOLIBEL


20H APRESENTAÇÃO DO SHOW “EPHONIA”, COM O MÚSICO FABRÍCIO DA ROCHA – CE
Local: Auditório da Escola Vila da Música – SOLIBEL
“Euphonia” – Após três anos de criação, Fabrício da Rocha sobe aos palcos para apresentar “Euphonia”. Em um projeto autoral, o artista mostra ao público a relação mais intrínseca, virtuosa e intuitiva com a sua arte. Nele, são apresentadas canções, peças instrumentais de violão, e instrumentais com vocalize, no qual traz à tona a busca pelo seu som mais íntimo, e expressão da sua alma. Conta com poemas musicados do livro Inventário de Segredos, da escritora cearense, Socorro Acioli, além de canções que marcaram vários momentos de sua carreira, como “Teu Olhar”, sua primeira composição, e primeira parceria com Pedro Fonseca. Explorando de forma harmônica e percussiva, o violão em suas mãos se torna uma orquestra. Natural de Fortaleza, Ceará, Fabrício floresceu na música de forma totalmente autodidata. No baú das influências, carrega nomes como Tom Jobim, João Bosco, Villa-Lobos, Debussy e Tchaikovsky. Em suas composições, bem desenvolvidas e executadas, apresenta um violão limpo, um dedilhado singular e uma voz afinada que desperta a atenção dos ouvidos atentos e encanta os mais desavisados. Firmou-se no cenário autoral cearense com o grupo Breculê, onde se destacou como compositor e violonista.


19H30 DIÁLOGOS MUSICAIS
Local: Auditório da Escola Vila da Música – SOLIBEL
Roda de conversas com diferentes convidados, a cada edição, trazendo temas relacionados às artes, às culturas, pensamento, tradição e contemporaneidade, tendo a música como vetor e eixo integrador.



VILA DA MÚSICA – SOLIBEL

Av. José Horácio Pequeno, nº 1366, Belmonte, Crato – Ceará
Tel. (88) 3521.0550
Email: viladamusica.solibel@gmail.com
Acesse nosso Facebook clicando aqui.