2ª Edição do Festival Concreto ocorre no Ceará, de 06 a 28/11, e reúne artistas nacionais e internacionais em intercâmbio cultural.

3 de novembro de 2015 - 11:18

 

Durante 22 dias artistas nacionais e internacionais irão invadir os mais diversos espaços públicos com cor e arte para repensar a natureza do espaço urbano.

Contemplado pelo Edital Mecenas, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Festival Internacional de Arte Urbana – Festival Concreto reunirá no Ceará de 06 a 28 de novembro, 25 artistas de doze países, 30 artistas nacionais, 100 artistas locais, 05 bandas, 08 oficinas e 02 seminários. Além de promover o intercâmbio cultural, o Festival também buscará pensar a cidade e os modos de relacionamento no espaço urbano e o que pode ser produzido como reflexão, memória e compartilhamento. Nesta edição, o Festival percorrerá as cidades de Fortaleza e da Região do Cariri com celebrações da arte de rua como intervenções, seminários, oficinas, workshops e palestras.

O Festival que nasceu com o propósito de socializar a arte, aproveitando o potencial arquitetônico de Fortaleza, também objetiva promover a interação e o diálogo com as mais diferentes culturas, onde aspectos como a estética, a forma e a cor sejam discutidos, promovendo assim um verdadeiro crescimento na qualidade da produção plástica como um todo.

Com sua realização foram possíveis outros desdobramentos, como a Semana do Grafite de Fortaleza (2013), a Semana de Arte Urbana (2014), Projeto Mais Cor, Mais amor (2013 / 2014) e o Conexões Urbanas no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Este ano o Festival conta com participação de 25 artistas de doze paises, 30 artistas nacionais, 100 artistas locais, 05 bandas e o lançamento do projetos CINE MARA HOPE com a exibição do filme “Medo do Escuro” do cineasta Yvo Lopes e MOBILIÁRIO URBANO com a instalação da arquibancada para o pôr do sol, no dia 08/11 na Praia de Iracema. Durante os dias do Festival, serão realizadas 08 oficinas e 02 seminários, que além de promover o intercâmbio cultural também buscará pensar a cidade e os modos de relacionamento no espaço urbano e o que pode ser produzido como reflexão, memória e compartilhamento.

 

De acordo com Narcélio Grud, idealizador do Concreto, um outro aspecto importante que o festival busca promover é a integração entre os diversos setores da sociedade, sobre uma utilização racional e sustentável do espaço público. “É uma forma de valorizarmos a mão de obra local, conscientizando os proprietários sobre a qualificação dos espaços comuns, como prática eficaz e eficiente na busca do desenvolvimento sustentável”, pontua.

Este ano o Concreto fechou parceria com 03 festivais internacionais e 01 nacional para que através de sua curadoria quatro artistas sejam selecionados e possam realizar um intercâmbio com suas respectivas produções para estes festivais.


Pensando na descentralização de suas ações, o Festival Internacional de Arte Urbana este ano irá contemplar com suas ações a Região do Cariri, de 24 a 28 de novembro.


O Festival Concreto tem o patrocínio da Coelce, do Governo do Estado através da Secretaria de Cidades e Secretaria da Cultura, Cagece e Prefeitura de Fortaleza. Conta com o apoio da Rede Cuca, Cerá Pacífico, UFCA, Poro Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Prefeitura Municipal do Crato, Instituto Goethe, Universidadade Estadual do Ceará, Centro Cultural Banco do Nordeste, Jangadeiro, EIM Instalações Industriais, Rádio Beach Park Fm, Color Gin e Tintas Hipercor.

Saiba mais

A primeira edição do Festival aconteceu de 15 a 23 de novembro de 2013 e contou com a participação de 117 artistas nacionais e internacionais que juntos produziram 40 pontos de intervenções, 12 vídeos, 02 seminários, duas exposições, 08 shows e uma edição especial do Baião Ilustrado. As atividades foram realizadas simultaneamente em diferentes pontos da cidade, e congregou comunidades e gerações em um único evento.


Site: http://www.festivalconcreto.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/festivalconcreto/?fref=ts

 

:: Serviço:

CONCRETO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE URBANA – 2ª EDIÇÃO

De 06 a 28 de novembro na cidade de Fortaleza e região do Cariri