Abertura da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará teve a presença da neta de Moreira Campos e do escritor Milton Hatoum

7 de dezembro de 2014 - 09:42

Foto: Felipe Abud/Secult


A XI Bienal Internacional do Livro do Ceará foi palco de grandes encontros e homenagens em sua noite de abertura, neste sábado, 6/12, no Auditório Principal do Centro de Eventos do Ceará. A neta do escritor Moreira Campos e uma das integrantes da Comissão de Curadoria da Bienal, Carolina Campos, e o premiado escritor amazonense Milton Hatoum foram homenageados com placas entregues pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Paulo Mamede, e pela coordenadora da Comissão de Curadoria da Bienal, Mileide Flores.

A cerimônia também contou com a narração do conto “O Preso”, de Moreira Campos, feita por Dôra Guimarães, pela conferência ministrada por Milton Hatoum e por um belo show de Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Celso Sim e banda, encerrando a noite. A Bienal do Livro segue até o dia 14/12, de 9 às 22h, com uma vasta programação e com entrada franca em todas as atividades.

Antecedendo a cerimônia de abertura, o público pôde conferir um cortejo de cordelistas, que percorreram os corredores da Bienal e chegaram ao Auditório Principal, dando as boas-vindas ao público. Os 15 entusiastas do cordel cantaram “A chegada de Lampião no inferno”, de Zé Pacheco, acompanhados por músicos que ensaiavam um baião em sanfona, triângulo e violão. A manifestação artística foi de iniciativa dos expositores da Praça do Cordel, espaço destinado exclusivamente para abrigar cortejos, recitais, apresentações musicais, oficinas, lançamento de livros entre outras manifestações da cultura cordelista.

Após a apresentação, estiveram presentes ao palco para dar início à cerimônia de abertura o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Paulo Mamede;  o secretário adjunto da Secult, Paulo Victor Feitosa; o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), representando os ministérios da Cultura e da Educação, José Castilho; o diretor institucional da Coelce, que representou os patrocinadores do evento, José Nunes.

Também foram chamados ao palco a secretária executiva da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Dalila Saldanha; a coordenadora da Comissão de Curadoria da Bienal, Mileide Flores; a também integrante da comissão e neta de Moreira Campos, Carolina Campos; e o escritor Milton Hatoum, também homenageado pela Bienal.

 

Para viver a Bienal

O secretário Paulo Mamede destacou a honra de contar com Carolina Campos na Comissão de Curadoria da Bienal e saudou os participantes do grande encontro literário. “Gostaria de saudar a plateia em nome do nosso querido Diatahy Bezerra de Menezes, nosso mestre na UFC, nosso professor, grande intelectual do Estado do Ceará”, destacou, cumprimentando todos os presentes à solenidade de abertura e os convidados que vieram de outros estados e países, para a Bienal. “Quero desejar a todos as nossas melhores acolhidas. Que o povo do Ceará, o calor dessa terra, os recebam bem”.

A reforma da Biblioteca Pública Menezes Pimentel também foi citada pelo secretário, em resposta a um grupo de estudantes que pedia urgência na reabertura do equipamento cultural.“Gostaria de dizer a vocês que sou um soldado nessa luta. Quando assumi a Secult, fiz questão ter a Biblioteca como o primeiro equipamento que eu visitei e de trabalhar pela reforma“, frisou Paulo Mamede, apontando que a reforma já começou, com as obras de integração entre Biblioteca e Centro Dragão do Mar, e que a Secult tomou todas as providências ao seu alcance para viabilizar a licitação das obras de reforma do conjunto de equipamentos culturais do Estado – incluindo a reforma geral da Biblioteca, licitada em agosto último.

As obras realizadas em equipamentos como Theatro José de Alencar, Teatro Carlos Câmara, Memorial Cego Aderaldo, Centro Dragão do Mar e Cine-teatro São Luiz, que será reinaugurado no próximo dia 22, foram elencadas pelo secretário, assim como a captação, pela Secult, de recursos federais para implantação de setor braille em 50 bibliotecas e para a construção de 20 novas salas de cinema no Interior do Estado. “Protestar contra o fechamento da Biblioteca é um ato legítimo, político também, que merece o nosso aplauso, juntamente com o reconhecimento do esforço que vem sendo feito pela Secretaria da Cultura pra sanar esses problemas“, reforçou.

 

Foco no livro e na leitura

O secretário adjunto Paulo Victor Feitosa ressaltou o agradecimento da Secult a todos os patrocinadores da Bienal Internacional do Livro. “Muito obrigado ao Ministério da Cutura, à Petrobras, ao BNDES, à Oi, à Coelce e a todos os apoiadores e realizadores da Bienal”, enfatizou. “Gostaria de convidar a todos a se fazerem presentes à programação desta Bienal, que vem sendo pensada há um ano pra todos vocês. Fico muito feliz de realizarmos o maior evento cultural do Estado do Ceará e que este evento seja voltado para o livro e a leitura”.

O secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho, ressaltou o esforço para criar e implementar os planos de leitura, em todo o País. “Nossa posição é que todos os brasileiros tenham o direito à leitura. Esta Bienal sempre nos anima em seguir em frente. É uma das mais bonitas exposições de livros que temos no País”, destacou.

 

Vasta programação

Já a coordenadora executiva da Comissão de Curadoria da Bienal, Mileide Flores, fez questão de parabenizar o público “participativo, atento e crítico“ e citou vários destaques da vasta programação do evento. “A Bienal sempre se pautou pelo que há de mais precioso: o leitor e o livro. Procuramos atingir a todos nessa Fortaleza diversa. Teremos diversos escritores e centenas de convidados. Teremos ainda no mesmo palco Wisnik, Tatit e o (rapper) Gog. Esta é a Bienal que queremos“, explicitou.

 

Homenagens

Com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”, a Bienal do Livro do Ceará faz um tributo ao contista José Maria Moreira Campos (1914-1994), considerado um dos mais representativos escritores cearenses. A homenagem se torna ainda mais significativa quando se comemora, em 2014, o centenário do autor.

Como forma de agradecer não só pelo trabalho de curadoria na Bienal, mas de brindar o escritor, a neta de Moreira Campos, Carolina Campos, recebeu, das mãos do secretário Paulo Mamede, uma placa de homenagem.“Agradeço profundamente a Bienal. Agradeço a festa, a força de vontade. Como curadora, é uma honra receber Milton Hatoum. E prestigiar Moreira é prestigiar o Ceará como um todo. Mostramos, assim, que a terra produz grandes artistas“, comentou Carolina, citando ainda a presença da internacionalmente aclamada escritora Ana Miranda, na plateia da solenidade de abertura, entre vários outros escritores, editores, livreiros, representantes de entidades nacionais ligadas ao livro e à leitura, artistas, produtores culturais e, principalmente, leitores ávidos por vivenciar intensamente a Bienal do livro e da leitura.

 

Secretaria da Cultura do Ceará
Assessoria de Comunicação

(85) 8699.6524 – Dalwton Moura
(85) 8878.8805 – Raimundo Madeira
(85) 8824-0994 – Lucas Benedecti