Coordenação dos Pontos de Cultura reinaugura setor e cria nova relação com grupos

22 de janeiro de 2014 - 08:58

Apresentação e debate sobre a pesquisa “Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e o Pré-Carnaval dos Pontos de Cultura na Praça do Ferreira fazem parte da programação de reinauguração do espaço onde funciona a Coordenação dos Pontos de Cultura do Ceará da Secretaria da Cultura do Estado. A reinauguração será realizada na próxima sexta-feira (24), a partir das 14 horas, com a presença da pesquisadora da Fundação Rui Barbosa, Lia Calabre, e do diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos.

Com a reinauguração, a intenção é oferecer melhor estrutura física de trabalho e atendimento ao público e mais qualidade ao processo de gestão e acompanhamento dos Pontos de Cultura. Localizado no 3º andar do prédio do Cine São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro), o espaço, antes chamado Pontão de Cultura, agora ganha o nome de Estação Chico da Matilde – Cultura Viva Ceará – Rede Cearense de Pontos de Cultura.

A nova denominação é uma homenagem a Francisco José do Nascimento (1839-1914), jangadeiro também conhecido como Chico da Matilde e, depois, Dragão do Mar, símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão ao se negar, ainda em 1881, sete anos antes da Abolição da Escravatura no Brasil, a transportar para navios negreiros os escravos vendidos para o Sul do Brasil. Sob a inspiração dessa figura forte e libertária, a Coordenação dos Pontos de Cultura da Secult também se propõe a fortalecer os grupos e instituições e a estimular ainda mais a liberdade de criação e expressão da nossa arte e cultura por todo o Estado.

A reinauguração do espaço vem acompanhada de medidas que sinalizam um novo momento na relação da Coordenação dos Pontos de Cultura com os grupos e instituições, como o anúncio de um ciclo de visitas e um programa de gestão e acompanhamento, que inclui serviços de assessoria técnica, jurídica e contábil e capacitações para os gestores. As visitas ocorrerão entre 3 de fevereiro e 14 de março, nas oito macrorregiões do Estado, atingindo cerca de 50 Pontos de Cultura em aproximadamente 40 municípios.

Desde setembro de 2013, a Coordenação dos Pontos de Cultura da Secult passou a trabalhar com uma nova organização, ampliando a equipe para a formação de um núcleo gestor, a partir da contratação de técnicos especializados para a gestão do programa e também para o monitoramento dos projetos conveniados. É com a formação dessa nova equipe que os gestores dos Pontos de Cultura já podem demandar assessorias técnica, jurídica e contábil. Elas tanto subsidiam os gestores com informações e esclarecimentos quanto dão celeridade à tramitação de processos.

A disponibilização de uma plataforma digital, permitindo consultas via internet, vai facilitar ainda mais a aquisição de informações e conhecimentos para um melhor funcionamento dos Pontos de Cultura, a correta utilização dos recursos e a devida prestação de contas, além de dar mais transparência ao trabalho realizado pela Coordenação dos Pontos de Cultura. Nesse ambiente virtual, estarão acessíveis apostilas de capacitação, atendimento online para busca de informações e elucidação de dúvidas, consulta para acompanhamento de processos em tramitação, além de um mapa com a localização de todos os Pontos de Cultura e os respectivos contatos e atividades.

Cultura Viva no Ceará: 240 convênios e ações culturais potencializadas em 131 municípios

Os Pontos de Cultura são uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, criado há dez anos pelo Ministério da Cultura. Até agora, o Programa Cultura Viva potencializou as ações culturais em 131 dos 184 municípios cearenses. Com 240 convênios efetivados, o Ceará tem uma das cinco maiores redes de Pontos de Cultura do Brasil. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceira com o Ministério da Cultura, aprovou 200 projetos de Pontos de Cultura em dois editais de seleção, publicados em 2008 e 2011, e existem ainda 40 Pontos de Cultura conveniados diretamente com o Ministério.

Referência de uma rede de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais, um Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações nas comunidades onde está instalado. É um programa que promove o estímulo a iniciativas culturais já existentes, por meio de convênios celebrados após a realização de chamada pública. A prioridade são os convênios com governos estaduais e municipais, para fomento e constituição de redes de pontos de cultura.

Serviço
Reinauguração da Coordenação dos Pontos de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Data: Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Horário: 14 horas
Local: Auditório do prédio do Cine São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – 6º andar – Centro – Praça do Ferreira – Fortaleza

Programação
– Explanação da pesquisa publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) “Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva”, com apresentação pela pesquisadora da Fundação Rui Barbosa Lia Calabre e debate com o diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura Pedro Vasconcelos.
– Visita à Estação Chico da Matilde – 3º andar
– Pré-Carnaval dos Pontos de Cultura – Praça do Ferreira
. Cortejo e apresentação do Bloco Afoxé Camatue Alasé – Associação Cultural Afro-Brasileira (Acabaca)
. Esquete espetáculo Terreiros de Sol e Lua – Companhia de Dança do Ceará (Vidança)

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 Dalwton Moura
(85) 8878.8805 Raimundo Madeira
(85) 9608.5822
Sonara Capaverde
Foto: Felipe Abud
(85) 3101.6761

imprensa@secult.ce.gov.br