Exposição oferece um passeio pela diversidade da expressão cultural brasileira

11 de dezembro de 2013 - 20:20

Conduzir o espectador por um passeio pela diversidade da expressão cultural brasileira é a proposta da exposição “Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico” aberta nesta quarta-feira, 11,  no Museu do Ceará.  A exposição itinerante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), lançada em 2010, já percorreu diversas cidades brasileiras com obras de artistas como Taunay, Facchinetti, Djanira, Tarsila do Amaral, Volpi, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Mestre Valentim e Portinari. Presente à abertura da exposição, o superintendente regional do Iphan no estado, Ramiro Telles, destacou que a mostra faz parte de uma política de democratização do acervo artístico nacional, permitindo que um número cada vez maior de espectadores tenha acesso à diversidade dos acervos culturais, das artes sacras à cultura popular e erudita do país. O superintendente ressaltou ainda o diferencial da exposição, “é a possibilidade de valorização da produção e do acervo local”,  acrescentando que no Museu do Ceará, a exposição ganha o acréscimo de peças de instituições como o Museu Sacro São José de Ribamar.

A exposição, que tem curadoria de Lauro Cavalcanti, diretor do Centro Cultural Paço Imperial, design de Victor Burton e patrocínio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES ), segue de Fortaleza para Aracati, Sobral e Juazeiro.

“Bem do Brasil”

A mostra traz peças de várias regiões do país, como violas-de-cocho de Mato Grosso, tambores da Crioula do Maranhão, oratórios mineiros e baianos, imagens de reis, santas e santos de igrejas de Pernambuco e do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão (SE), esculturas das Missões Jesuítico-Guaranis no Rio Grande do Sul, ex-votos de romeiros do Ceará e Bahia, cajados de pais de santo, cerâmicas indígenas do Espírito Santo, carrancas do Velho Chico, cabeça de Boi Tinga do Pará, máscaras de Cavalhadas de Goiás, bonecos do Jequitinhonha, o jongo do Rio de Janeiro, cerâmicas e cabeças de ex-votos de procedências diversas.

A exposição foi o evento que reinaugurou o Palácio do Planalto, em Brasília, em setembro de 2010, antes de seguir para o Centro Cultural Paço imperial, em dezembro do mesmo ano, no Rio de Janeiro. “Bem do Brasil”, que também já passou por São Miguel das Missões (RS) e Recife (PE), reúne 18 painéis fotográficos com imagens das peças expostas em Brasília e no Rio de Janeiro, sempre acrescidos de obras de acervo local e ampliando a visibilidade dos bens culturais brasileiros.

Exposição “Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico”

Visitação: A exposição fica aberta à visitação até o dia 12 de março

Local: Museu do Ceará – Rua São Paulo, 51, Centro

Horário de visitação: 9 às 17 horas.

Mais informações: (85) 3101.2610

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará