64º Salão de Abril – Mostra Nacional 2013

23 de agosto de 2013 - 14:00

Nesta sexta-feira, 23, o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, está com programação especial de abertura da Mostra Nacional do 64º Salão de Abril, com a exposição dos trabalhos de 30 artistas, selecionados em 10 estados brasileiros.

Sobre o Salão de Abril

Lançado em 1943, como iniciativa da Secretaria de Cultura da União Estadual dos Estudantes (UEE), o Salão de Abril foi encampado em seguida por artistas que atuavam na cidade nos anos 1940. Foi assim que, a partir da segunda edição do Salão, em 1946, a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) assumiu a sua realização, tornando-se a entidade responsável por sua continuidade até 1958. Faziam parte da SCAP artistas como Baratta Ribeiro, Antônio Bandeira, Aldemir Martins, Barrica, o suíço Jean Pierre Chabloz, o jovem Estrigas, a sua futura mulher Nice Estrigas, Sérvulo Esmeraldo e, mais tarde, Dona Heloisa Juaçaba e muitos outros artistas que vieram em suas edições até os dias atuais.

O Salão de Abril nasceu, também, na esteira de uma movimentação artística que teve início com a irreverência da Padaria Espiritual. Eram reuniões que congregavam poetas e escritores, em acalorados encontros em que introduziram a poesia moderna na capital cearense. Foi com as mostras do Salão, por exemplo, que se introduziu a Arte Moderna, que já vicejava em reuniões e mostras da região Sudeste do País.

As exposições do Salão de Abril, contudo, não tiveram uma constância. Houve um hiato nesta periodicidade logo depois de suas primeiras edições. Somente em 1964, quando a administração municipal ratificou publicamente a importância do Salão e tomou para si a responsabilidade da realização anual do evento, o mesmo assumiu um papel de eixo da vida cultural da capital cearense.
Nas sete décadas de existência e 63 edições, nomes importantes passaram por suas mostras. Em 2012, foram mais de 500 inscritos, o que o coloca o Salão de Abril entre os mais bem-sucedidos e disputados Salões do País.

Serviço
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro)
Programação
10h – Performance Água Forte (em frente ao Sobrado Dr. José Lourenço)
17h – Performance Paisagem Espinhal (em uma das salas do Sobrado)
19h – Solenidade de abertura (Sobrado)
21h – Performance Cão (Estacionamento próximo ao Sobrado)
Entrada Franca