V Festival Nacional de Humor de Maranguape

19 de agosto de 2013 - 16:24

“Fazer rir é coisa séria” – já dizia nosso amado mestre, Chico Anysio. E é com essa seriedade e comprometimento com a cultura que a Prefeitura Municipal de Maranguape e a Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC – apresentam o V Festival Nacional de Humor de Maranguape, que tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e acontece entre os dias 22 a 25 de agosto, na Praça Capistrano de Abreu, com atrações locais e nacionais subindo ao palco a partir das 19h30. Já os moradores dos distritos de Maranguape serão os primeiros a dar boas risadas com o PRÉ-FESTIVAL, que inicia nesta na segunda-feira (19) tem início o com três dias de programação.

O Pré-Festival será marcado pelo CIRCUITO DO RISO, com shows de humoristas maranguapenses. Esses mesmos humoristas também vão se apresentar na programação oficial do festival no fim de semana

O Festivalfará uma homenagem ao ator circense do riso: o palhaço, trazendo várias novidades, entre elas uma programação voltada para o público infantil, com o Domingo da Criança e o Trem da Alegria.

Shows com os grandes nomes do humor local e nacional, apresentações musicais, cortejos, feiras de artesanato e gastronomia, palestras educativas em escolas da região, espetáculos teatrais, exibição de filmes de humor e oficinas para crianças e adultos, fazem parte da programação dessa grande festa. Vai perder? Deixa de ser bunequeiro e vem logo! Difícil vai ser parar de rir!

MARANGUAPE EM CENA

Quem abre a programação noturna são os artistas da cidade, na mostra Maranguape em Cena. Na primeira noite (quinta, 22) o show é “Jornal Bem Dizido”, com humoristas da Central do Humor. Na sexta-feira, as atrações são Dudu e Humor de Peso. A noite de sábado começa com a Banda Municipal e, na sequência, os humoristas Tony Régio e Edu Dias.

MOSTRA DE HUMOR

Depois da programação Maranguepe em Cena, começa no palco da Praça Capistrano de Abreu a Mostra de Humor. Na quinta-feira (22) os humoristas convidados são: Zebrinha (CE), André Lucas (RJ), Filipe Pontes (RJ), o Plim Plínio, do programa Zorra Total, considerado pela crítica especializada o maior imitador do Brasil, e “Dois Abestados”, com Tirulipa e Papudim (CE). Na sexta-feira (23), grandes humoristas cearenses prometem fazer a plateia rir muito. São eles: Elton Andrade (Paitinga) (CE), Froxilda Fofolete (CE) e Aluísio Jr (CE). No sábado (24) as atrações são Rapadura (CE), humorista que se revelou ao grande público do tendo sido premiado em outras edições do Festival, Augusto Bonequeiro (CE), um dos maiores nomes do teatro de bonecos do Ceará, consagrado nos palcos e na televisão com o humor de seus personagens, e Ery Soares (CE), o Tizil da TV Diário.

SHOWS MUSICAIS

Depois do humor, a música toma conta da programação na Praça Capistrano de Abreu, com shows de artistas consagrados na cena local e nacional. Este ano, as atrações musicais são o cantor e compositor cearense Paulo Façanha, o pernambucano Reginaldo Rossi e a famosa dupla pernambucana de emboladores Cajú & Castanha.

DURANTE O DIA

HUMOR DE FEIRA – Mas o Festival não acontece só à noite. A animação começa cedo, às 9h da manhã, divertindo a população na Rodoviária (quinta e sexta) e no Mercado de Maranguape (sábado), com a programação HUMOR DE FEIRA. Artistas convidados fazem seus shows a céu aberto, divertindo crianças e adultos. São eles: Elton Andrade (quinta), Rapadura (sexta) e Barroada e Tony Régio (sábado).

TREM DA ALEGRIA – Depois, do Humor de Feira, o Festival sai pelas Ruas do Centro no TREM DA ALEGRIA. Nos três dias o cortejo passa com Humoristas da Central do Humor levando muita diversão para a população. O TREM DA ALEGRIA vai circular pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 15h às 17h, divulgando a programação do V Festival Nacional de Humor.

OFICINAS – A criançada também vai poder aprender muito sobre as artes ligadas ao humor nas OFICINAS do Festival. Elas acontecerão na Biblioteca Municipal, de quinta a sábado pela manhã (9h às 11h) e à tarde (15h às 17h), dando oportunidade a todos os interessados em aprender a fazer Fantoche com material reciclado, ministrada por Duarte, e Mágica, em oficina de Sidney Pires.

DOMINGO DA CRIANÇA

O último dia do Festival (domingo, 25) será para a criançada, com programação a partir das 17 horas na Praça Capistrano de Abreu. Será um fim de tarde com apresentação da Cia Camarim de Teatro, além de intervenções artísticas, pintura de rosto, show e muito diversão.

PRÉ-FESTIVAL

Enquanto o festival não começa, a população já vai poder dar boas risadas na programação do PRE-FESTIVAL, de 19 a 21. É o CIRCUITO DO RISO, com shows de humoristas da cidade. Será sempre à noite, a partir das 19h30. Com isso, o Festival dá também a oportunidade de muita diversão aos moradores dessas localidades. No dia 19 o CIRCUITO DO RISO estará no distrito de Tanques, com os humoristas Tony Régio e Edu Dias. Na terça (20), o maranguapense Rapadura se apresenta no distrito de Lages. Na quarta-feira, Dudu e Barroada se apresentam na Lagoa do Juvenal.

CHICO ANYSIO: O GRANDE HOMENAGEADO

Criado em 2009 em homenagem a Chico Anysio, o Festival recebeu o humorista por ocasião da segunda edição, em 2010, quando foi homenageado e abriu uma exposição permanente no Museu da Cidade. Foi a última vez que o humorista esteve na cidade onde nasceu.

Em maio, por ocasião do lançamento oficial da quinta edição, a Prefeitura Municipal de Maranguape reabriu a Casa Chico Anysio, que durante a edição de 2012 recebeu parentes do homenageado e humoristas com quem o criador do “Amado Mestre” conviveu durante muitos anos, atuando no quadro e programa humorístico da televisão “Escolinha do Prof. Raimundo”.

QUEM FAZ O FESTIVAL

O V Festival Nacional de Humor é uma realização da Prefeitura Municipal de Maranguape e da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC. Promoção: TV Diário. Apoio: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Governo Federal, via Ministério do Turismo.

SERVIÇO
V Festival Nacional de Humor de Maranguape – De 22 a 25 de agosto em Maranguape (CE). Programação em locais diversos da cidade, com acesso gratuito. Pré-Festival: de 19 a 21. Informações: (85)3369-9188.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
(85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913
degage@degage.com.br / www.degage.com.br