Encontros TJA de Artes Cênicas

4 de janeiro de 2013 - 12:20

O Riso da Cena – A primeira edição aconteceu em outubro de 2008, no mês em que o TJA comemorou os 80 anos do Palhaço Trepinha, o mais antigo em atividade no Ceará. Reuniu artistas de rua de Buenos Aires (palhaços Chacovachi e Maku Jarrak); solistas e coletivos artísticos de circo, dança e teatro de Arneiroz, Aracati, Boa Viagem, Crateús, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá; e pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Oswald Barroso/Grupo de Pesquisa em Artes do TJA), Universidade de Fortaleza (Márcio Acselrad/LabGraça Unifor), do então Cefet.Ce (Fran Teixeira e Fernando Lira) e da Universidade Federal da bahia (Cleise Mendes). O foco é formação em artes cênicas, com espetáculos, seminários, oficinas, lançamento de livro etc. Para a segunda edição, em outubro de 2009, o TJA recebe inscrições até de agosto. Além d a programação de espetáculos, em todos os encontros o TJA recebe alunos-bolistas do interior do Ceará para as demais atividades de formação.

A construção da cena: A técnica como uma questão estética – O I Seminário em torno do tema reuniu solistas e coletivos artísticos de Arneiroz, Boa Viagem, Maracanaú, Quixadá, Pacoti, Pires Ferreira, Russas, Sobral e Fortaleza. Trocas intensivas com o Hara Teatro-Danza, de Assunção, Paraguai, através de espetáculos, oficinas, palestras, demonstrações de trabalho e debates. A segunda edição será em torno de trabalhos artísticos de pequena duração, está prevista para dezembro de 2009 e recebe inscrições até 17 de setembro. É o “Inéditos e Dispersos – Encontro TJA de Artes Cênicas/Pequenos Formatos”.

TJA Zona de Transição – Encontro Internacional de Artes Cênicas
Várias linhas desenharam a primeira edição do encontro, em junh o de 2009: a linha que liga os três teatros-monumentos do Icó (teatro da Ribeira dos Icós, 150 Anos em 2010), de Sobral (Teatro São João, 130 Anos em 2010) e Fortaleza (Theatro José de Alencar, 100 Anos em 2010); o encontro de estudantes e aprendizes com mestres das artes cênicas; o cruzamento de linguagens: circo, dança, música e teatro; o encontro de diferentes experiências de trabalho coletivo em artes cênicas no Brasil (Grupo Lume, Campinas; Tatio Criação Cênica, Curitiba), Chile (palhaço Oscar Zimmermman, da Escola de Palhaços e Títeres de Valparaíso), Espanha (Los Corderos, de Barcelona), França (cia. de rua La Belle Zanka, de Lyon) e Itália (Grupo Via Rosse, do argentino Norberto Presta). Do Ceará, participaram solistas e coletivos de Arneiroz, Boa Viagem, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Reriutaba, Russas, Sobral, São Gonçalo do Amarante e Umirim. Um dramaturgo convidado, Márcio Marciano, participou produzindo diariamente textos crític os sobre espetáculos e demais atividades realizadas. Um dos criadores da Cia. do Latão, SP, Marciano vive em João Pessoa, onde dirige o coletivo Alfenim. Também focado na formação em artes cênicas, o Zona de Transição realizou espetáculos e oficinas no Teatro da Ribeira dos Icós, com a Cia. Epidemia de Teatro, e no Teatro São João, com o Grupo Formosura de Teatro. A ser realizado anualmente, a segunda edição do Zona de Transição está prevista para junho de 2010, no âmbito das comemorações do primeiro centenário do TJA.

 

 

 

 

 

Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525 – Praça José de Alencar – Centro
CEP: 60030-160 Fortaleza/CE
Entrada pela Rua 24 de Maio, 600 durante as obras de conservação e recuperação

Aberto ao público de terça-feira a domingo
Terça a sexta-feira: a partir das 9 horas
Sábados, domingos e feriados: a partir das 14 horas

Contatos:
(85) 3101.2596 – 8565.1002 – 8733.8417
facebook: /theatrojosedealencar
twitter: @tjalencar
tja@secult.ce.gov.br