Bienal Internacional do Livro 2010 será lançada hoje no Dragão do Mar
Com o tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”, a Bienal do Livro será realizada de 9 a 18 de abril
A IX Bienal Internacional do Livro do Ceará será lançada nesta quarta-feira (10), às 20 horas, no Teatro Dragão do Mar, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em evento para convidados e imprensa. Com o tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”, a Bienal do Livro será realizada de 9 a 18 de abril, no Centro de Convenções do Ceará, e espera receber um público médio diário de 40 mil pessoas.
O evento de lançamento contará com a presença do Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, do Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho, e de dois Coordenadores que fazem parte do Conselho Organizador da Bienal: Karine David, Coordenadora Executiva, e Mileide Flores, Coordenadora de Infra-Estrutura, os quais apresentarão a estrutura física e a programação da Bienal para este ano. Em seguida, haverá uma apresentação da esquete “Próximo Livro”, do Grupo Bagaceira de Teatro, tratando do tema principal da Bienal, buscando revelar os caminhos que se unem no universo da leitura. Os atores irão abordar o universo do processo criativo de um escritor, a importância e a influência que tem a literatura na vida das pessoas. Após a apresentação teatral será servido um coquetel para os convidados.
Estarão reunidos na Bienal do Livro do Ceará, alguns dos principais nomes da literatura nacional, escritores internacionais, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação nos turnos da manhã, tarde e noite. Dentre eles, está o cantor e compositor Erasmo Carlos, que fará o show de seu novo disco, Rock´n´Roll, e o lançamento do livro autobiográfico “Minha Fama de Mau”; os escritores e poetas Thiago de Melo (AM), Carlos Heitor Cony (RJ) e Nicolas Behr (DF); o sociólogo e cientista político brasileiro Emir Sader (RJ) e o economista argentino Cláudio Katz para uma mesa de debate sobre o futuro do socialismo na América Latina e Caribe; Afonso Romano de Sant´Anna (RJ), em um encontro para falar sobre bibliotecas públicas; o grupo Palavra Cantada; o jornalista, compositor e escritor Nelson Mota, que lançará o livro “Força Estranha”; o jornalista Paulo Markun (SP), lançando o livro “Cabeza de Vaca”; a escritora infantil Marina Colasanti (RJ); o cartunista Maurício de Souza; e shows da cantora Maria Gadu (a definir) e do projeto Pequeno Cidadão, com cantor e compositor Arnaldo Antunes.
Além de lançamentos de livros, palestras e encontros entre escritores e o público, serão promovidas oficinas, declamações, recitais, saraus, palestras e encontros que movimentarão todo o Centro de Convenções durante os dez dias de evento. A programação oficial terá ainda encontros paralelos, debates e eventos, entre eles: o V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas; o III Encontro Estadual de Agentes de Leitura; o Encontro dos Amigos da Leitura; o I Encontro dos Clubes de Leitura do Ceará; o I Encontro dos Pontos de Leitura; o II Congresso Nordestino de Poetas Cordelistas, Editores e Folheteiros; e o III Fórum Nordeste do Livro e da Leitura.
A IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará é uma ação de política pública do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visando o acesso ao livro e debates, numa promoção pelo Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros).
Coquetel de lançamento da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará
Local: Teatro Dragão do Mar – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: 10 de março (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Evento para convidados




