XX CEARÁ JUNINO – 2018: Teatro Carlos Câmara sedia neste domingo (10/6) o Semínário de Formação de Jurados/Presidentes de Mesa DE MESA
Sex, 08 de Junho de 2018 14:40

PROCESSO DE FORMAÇÃO E SELEÇÃO DE JURADOS

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE JURADOS/PRESIDENTES DE MESA

“Conexões Juninas: caminhos para ser jurado no Ceará em festa”

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Assum Preto, realiza o Seminário de Formação e Seleção de Jurados e Presidente de Mesa referente ao Campeonato Estadual de Festejo Ceará Junino do XX Edital Ceará Junino 2018, neste domingo, dia 10/6, de 8h30 às 17h, no Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 - Centro). As inscrições para o seminário devem ser feitas online, pelo link: http://mapa.cultura.ce.gov.br/oportunidade/1061/, até o dia 10/6.

O Campeonato Estadual de Festejo Ceará Junino é um evento de culminância dos festivais apoiados no XX Edital Ceará Junino 2018, a ser realizado em Fortaleza, com a participação de até 21 quadrilhas juninas adultas vencedoras dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas. O evento inclui cidade cenográfica, decoração com elementos do ciclo junino, feiras de comidas típicas e apresentações artísticas da cultura popular próprias desse período. Nessa categoria do XX Edital Ceará Junino 2018 está incluído a realização pela Secult do Seminário de Planejamento para formação de jurados, presidentes de mesa e avaliadores que atuarão nos Festivais Regionais, incluindo a elaboração dos relatórios de acompanhamento e pesquisa.

O Processo de Formação e Seleção de Jurados do XX Festejo Ceará Junino é composto por um Seminário Temático intitulado “Conexões Juninas: caminhos para ser jurado no Ceará em Festa”, e terá como palestrantes nas mesas temáticas professores universitários e agentes culturais diretamente relacionados aos estudos da cultura popular, em especial do movimento junino cearense. Dentre eles estão a Profa. Dra. Lourdes Macena (IFCE), Prof. Me. Aterlane Martins (IFCE), Profa. Cícera Barbosa e Eliza Gunther, gestora cultural idealizadora do Festejo Ceará Junino, Alênio Carlos e Márcia Araújo, gestores da Secretaria da Cultura. Momentos de debates sobre os temas pertinentes à história e à cultura junina no Ceará, e sobre as práticas profissionais dos jurados e Presidentes de Mesa integram a ação.

Ao final do evento, os participantes realizarão uma avaliação escrita que os classificará para atuarem como jurados nas 21 Etapas Regionais do Festejo Ceará Junino, nos diversos municípios cearenses. Os candidatos serão também pontuados a partir do seu currículo cultural comprovado, sob os critérios de experiência cultural, experiência como jurado, formação e titulação acadêmica.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

> Domingo, 10 de junho, das 8h às 16h

8h – CREDENCIAMENTO/CAFÉ DA MANHÃ

9h – FALA DE ABERTURA: Secult CE, Comitê Gestor, Assum Preto

9h20 – MESA TEMÁTICA 1

“Caminhos de ser no movimento junino cearense: o que nos move?”

Profa. Dra. Lourdes Macena (IFCE)

“Caminhos para compreender: o Festejo Ceará Junino e as conexões em uma longa trajetória” – Elisa Gunther, Gestora Cultural.

Caminhos para avançar: apontamentos para um futuro da política cultural” – Alênio Carlos/Márcia Araújo, Gestores Secult CE

11h DEBATE

11h40 – INFORMAÇÕES TÉCNICAS (Secult/Assum Preto)

12h – INTERVALO PARA ALMOÇO

13h30 – MESA TEMÁTICA 2

“Caminhos para bem seguir: ética nas ações/relações do jurado junino”

Prof. Me. João Rosa Coelho Filho (Instituto Dom José – UVA)

“Caminhos do avaliar: entre técnica e emoção, medida e pontuação”

Profs. Mes. Aterlane Martins (IFCE) e Profa. Cícera Barbosa.

14h40 – DEBATE

15h – AVALIAÇÃO – Entrega e resolução da Avaliação (1h)

16h – ENCERRAMENTO – Entrega de certificados de participação

Junho 2018