Roda de Conversa debate desafios e vivências de mulheres que trabalham com técnica e operação de som e luz em Fortaleza
Sex, 11 de Maio de 2018 14:16

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o Teatro Carlos Câmara (TCC) e o Projeto “É o Gera” realizam "Roda de Conversa - Mulheres na Técnica", um momento para reunir e dialogar com produtores(as) e técnicos(as) dos equipamentos culturais do Estado. A atividade será realizada no dia 14 de maio, às 19h no Auditório do Porto Iracema das Artes. A proposta é uma conversa sobre os desafios, as dificuldades, o machismo, situações vividas por essas mulheres no exercício de suas funções.

Essa atividade, realizada em parceria com IATEC Fortaleza e o Porto Iracema das Artes, faz parte da programação da oficina de Iluminação Cênica, do projeto “É o Gera”. O Evento conta ainda com a participação de Angélica Nunes (Iluminadora), Clarice Melo (Técnica de Áudio), Ivna Ferreira (Iluminadora), Naiara Lopes (Roadie), Natércia Alves (Técnica de Palco e Iluminadora), a mediação será de Aline Rodrigues (Atriz e Iluminadora).

Breve currículo das participantes:

Aline Rodrigues

Aline Rodrigues é graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no ano de 2010. Exerce suas atividades como atriz desde o ano 2001. Realizou cursos na área de iluminação cênica, como: Laboratório de iluminação pelo projeto trajetos em cena. Curso de iluminação básica no IATEC e Dramaturgia da Luz com Cláudia Bem pelo Sesc Iracema. Atualmente desenvolve trabalhos de produção e iluminação cênica no Grupo Alumiar Cenas e Cirandas.

Angélica Nunes

Graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa voltada para Iluminação. Atriz, Iluminadora e Cenotécnica. Fez a Coordenadoria Técnica do Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece (FECTA), edição 2016, e participou da equipe técnica do Maloca Dragão, edição 2017 e 2018.

Clarice Melo

Há 11 anos atuante na área do áudio. Técnica e operadora de som do CCBNB FORTALEZA. Festivais como Rock Cordel, Mostra da música independente, Festival Instrumental, Maloca Dragão 2017 e 2018. Teatro, cinema, dança. Shows de artistas como marimbanda, Nayra Costa, Nonato luiz, Davi Duarte dentre outros.

Ivna Ferreira

Fotógrafa, bailarina, produtora e iluminadora cênica, trabalhou no ano de 2014 na Caixa Cultural e Maloca Dragão como técnica de iluminação. Produtora técnica na Bienal de Internacional de Dança de 2016 e 2017 Iluminadora em shows e espetáculos de dança, hoje é cenotécnica da OMÌ Cia de Dança.

Natércia Alves

Em 2010 concluiu o curso de Iluminação Cênica e de Ambientes, no mesmo ano participou da mostra Sesc de Artes Cênicas do Cariri, com o "Grupo de Dois", entre outros projetos. Em 2012, formou-se em outros cursos de iluminação, participou da Bienal Internacional de Dança do Ceará e ingressou como Técnica de Palco no CUCA BARRA.

Naiara Lopes

Roadie/Técnica de Palco profissional desde 2011, já trabalhou nos principais eventos gratuitos de Fortaleza e também no Festival de Música da Ibiapaba em 2017. Musicista e Técnica de Audio no Estúdio de Música do Porto Iracema das Artes.

Serviço:
Roda de Conversa Mulheres na Técnica