Teatro Carlos Câmara: programação infantojuvenil em abril traz brincadeiras, apresentações teatrais, cineclube, contação de histórias e oficinas
Ter, 10 de Abril de 2018 11:22

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o projeto “É o Gera” convidam para a programação do “Se Intera Pivete” no Teatro Carlos Câmara (TCC). No mês de abril, as terças-feiras serão sempre dedicadas ao público infantil e infantojuvenil da rede pública de ensino. Durante a manhã e a tarde, a programação inclui brincadeiras, apresentações teatrais, cineclube, contação de histórias ou oficinas de arte-educação, com o intuito de ampliar a inserção e produção cultural da criançada. Todas as atividades são gratuitas, com duas sessões: uma pela manhã, de 9h às 10h30, e outra pela tarde, de 15h às 16h30.

Na próxima terça Dia 10/04 iniciamos nossa programação com o espetáculo Mãe d'água grupo Ânima, ás 19hrs na sede do Coletivo Natora, localizada na Rua Álvaro de Alencar, bloco 330 - Carlito Pamplona no grande Pirambu. Já no dia 17/04 a programação retorna ao TCC e contará com o Espetáculo “Palhaços contra a Guerra”, do grupo Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras, que nasce como fruto do desenvolvimento dos trabalhos relacionados ao projeto “Intervenções urbanas sobre a obra e imagem de Charles Chaplin”, atuante através de atividades socioculturais no bairro da Aerolândia.

Finalizando a programação de abril, no dia 24/04, tem mais Cine Clubinho, com a exibição do filme “O Fim do Recreio”, de Vinícius Mazzon e Nélio Spréa.

Sobre o espetáculo Mãe d’água e o grupo Ânima:

O Ânima é um grupo de teatro de animação, que pesquisa a construção e encenação com bonecos, sombras e objetos. Surgiu em 1998, a partir, da busca por aprofundar o conhecimento das técnicas de construção, produção e sobretudo, movimento e gesto das formas animadas. Trabalho, atravessado pela identificação com o universo da oralidade e de suas representações e expressões artísticas, presentes no romanceiro popular e folguedos de tradição, brotando inspirações para compor temáticas e estéticas, sobretudo com o Cassimiro Coco, gênero dramático objeto de pesquisa do grupo há 10 anos.

O espetáculo que conta a história de um menino, curioso, que gostava de brincar no rio. Sempre que podia, e quando não podia também. Numa noite ele vai, porém aquela não é uma noite comum. É noite da mãe d’água subir a superfície. Inspirada em contos, causos e lendas do imaginário popular tradicional, Mãe d’água apresenta o mistério delineado pela ingenuidade e imaginação; uma metáfora da busca humana por conhecer e explicar. Criar e recriar universos e paisagens. Povoá-los de seres e espécies. A encenação dura em média 40 minutos

Sinopse dos filmes do Cine Clubinho:

BOCA A BOCA - Allan Ribeiro | Brasil | RJ | 2003 | fIC. |17’

João e Maria não querem almoçar com os amigos. Precisam inventar uma desculpa. Como fazer isso sem perder a dignidade?

COMUNICANDO - Telmo Carvalho |Brasil | Ce | 2011 | Fic.5’

Apesar de todos os avanços nos meios de comunicação, desde a fala e os sinais de fumaça até o advento do celular, a humanidade continua fechado no seu mundo, não conseguindo se comunicar.

O FIM DO RECREIO |Vinícius Mazzon e Nélio Spréa

No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola da capital paranaense, um grupo de crianças está disposto a mostrar a importância dos momentos lúdicos no ambiente escolar. Eles também deixam claro que esses momentos agradáveis podem ser preenchidos com brincadeiras diversas, música, dança, teatro e outras manifestações artísticas e culturais.

Sobre É o Gera

O projeto, com duração de 7 meses, surgiu a partir do diálogo entre profissionais que atuam na cena cultural de Fortaleza e os coletivos Servilost , Coletivo Natora e Ocupa Cajueiro, com o intuito de ocupar os espaços da cidade com a voz e a cara da juventude, gerando a formação, a difusão e o intercâmbio de novos protagonistas das artes na cidade. Toda a programação é gratuita.

O que vem por aí

Para além das apresentações, outras formas de ocupação contribuirão para o desenvolvimento das atividades, tais como feiras que impulsionam a economia criativa e o empreendedorismo, bem como debates, rodas de conversas e outros tipos de formações nas áreas técnicas de som, luz e produção, voltados para a profissionalização dos agentes integrantes de coletivos da periferia, qualificando os trabalhos que já são realizados.

PROGRAMAÇÃO:

Se intera Pivete (Terças)

Dia 10/04 - Espetáculo Mãe d'água grupo Ânima

19h
Na sede do Coletivo Natora, localizada na Rua Álvaro de Alencar, bloco 330 - Carlito Pamplona no grande Pirambu

As demais programações aconteceram no Carlos Câmara

Dia 17/04

9h às 10h30 e 15h às 16h30

- Espetáculo “Palhaços contra a Guerra” do grupo TEATRINHO DE PALHAÇOS E BRINCADEIRAS

Dia 24/04

9h às 10h30 e 15h às 16h30