Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

TJA sedia aula inaugural da Segunda Turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea
Ter, 13 de Março de 2018 08:24

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sediou durante a manhã desta terça-feira (13/3) a aula inaugural da Segunda Turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea, uma iniciativa da Prodança (Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará, apoiado pela Secult, através do Edital de Demanda Espontânea de 2016. Surgido em 2017, o curso agrega-se a Escola Livre das Artes Cênicas, somando-se ao conjunto das atividades formativas do Theatro José de Alencar. “Este curso nasce do desejo de uma dança mais democrática e mais acessível”, destaca Victor Hugo, um dos coordenadores da iniciativa, que foi inspirado pela bailarina Silvia Moura.

Juntamente aos alunos concludentes da primeira turma e aos novatos, participaram da Aula Inaugural a secretária Adjunta da Cultura do Estado, Suzete Nunes, a Diretora do TJA, Selma Santiago, o Diretor da Bienal Internacional da Dança do Ceará, Davi Linhares, além de professores e apoiadores da atividade. Parabenizando selecionados, Selma Santiago desejou vida longa ao Curso de Iniciação em Dança Contemporânea e agradeceu a cada um dos protagonistas desta atividade que permeia os diversos lugares e palcos do TJA.

“É muito especial ver este palco sendo ocupado por uma ação de Formação”, destacou Suzete Nunes, em sua fala dando abertura às atividades. Para ela, a formação em arte e cultura é uma das ações mais estruturantes da política da Secretaria da Cultura, que nasce com um futuro promissor no campo das artes, seja no ponto de vista de qualificar e gerar uma cena de dança que propicia uma nova geração de profissionais, seja para a formação, que permite o desenvolvimento humano, independente do estudante se tornar um profissional da área.

“Esta experiência aqui será transformadora para a vida de vocês, seguindo como bailarinos, coreógrafos ou, simplesmente, como cidadãos muito melhores em virtude do contato aproximado com a arte, que é algo que nos atravessa e muda completamente a nossa vida. Cada um de vocês terá com este curso uma grande oportunidade de conhecer profissionais de referência na dança, neste lugar maravilhoso e tão simbólico para a cidade, que é antes de tudo um centro de circulação, formação e fruição. O TJA é um teatro com história, que além de tudo permite esta aproximação com grandes referências na dança do Ceará como a Silvia Moura, que inspirou esta iniciativa, e Davi Linhares, que é diretor da Bienal da Dança”, finalizou Suzete, desejando vida longa a esta experiência na dança para todos os presentes.

Sobre o Curso

O Curso proporciona a jovens e adultos uma formação básica em Dança Contemporânea, de modo a ampliar as noções de corpo para o desenvolvimento de potencialidades e a sensibilizar para uma construção de vínculos com a área. Distribuído em 4 módulos, os conteúdos do curso se dividem em Iniciação ao Movimento, História da Dança, Abordagens Técnicas, Improvisação, Iniciação a Apreciação em Dança, Iniciação a Composição Coreográfica e Composição, Dramaturgia e Montagem.

 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30