TJA sedia nesta terça-feira (13/3) o I Encontro Semestral do Sistema Estadual de Teatros com os dirigentes municipais de Cultura
Ter, 13 de Março de 2018 08:49

Em Fortaleza, nesta terça-feira (13/3), o Theatro José de Alencar sedia o I Encontro Semestral do Sistema Estadual de Teatros (SET/CE) com os dirigentes municipais de Cultura, uma atividade de prestação de contas das ações desenvolvidas pelo sistema em 2017 e de planejamento para o ano de 2018. A continuação das Oficinas de Formação para Gestores de Espaços Cênicos, a apresentação do projeto “Circula Ceará”, o Concurso que escolherá a logomarca oficial do SET e o programa “Dia do Município no TJA” são algumas das ações a serem apresentadas durante a atividade e executadas em neste ano.

A abertura da atividade contou com a presença da secretária Adjunta da Cultura do Ceará, Suzete Nunes, da Diretora do TJA, Selma Santiago, da Coordenadora da CODAC Valéria Cordeiro, do Diretor do Teatro Carlos Câmara,Fernando Piancó e de 40 municípios, representados por mais de 50 secretários, dirigentes, técnicos, artistas e integrantes do Sistema Estadual de Teatro.

“Esta é uma Rede que, aos poucos, vem se solidificando no Estado do Ceará, e tenho certeza que daqui a alguns anos o Sistema estará com uma força tão grande que seremos capazes de sensibilizar nossos gestores públicos em todos os municípios para o apoio e melhoria da capacidade técnica dos nossos espaços cênicos”, declarou o gerente do SET, Klébio Viriato. Na oportunidade, o gerente agradeceu as ações desenvolvidas pelo secretário da Cultura Fabiano Piúba, pela secretária Adjunta Suzete Nunes e pela Diretora do TJA Selma Santiago, que não mediram esforços para o avanço significativo do Sistema em 2017. “Foi com este apoio que conseguimos, em 2017, retomar o Sistema (fechado por 8 anos) e reconhecer a sua importância com a implantação dos marcos legais que deixam o Sistema, na forma da Lei, totalmente solidificado”, reconheceu Viriato.

Para Suzete Nunes, este é um momento essencial, pois abre mais um diálogo com os gestores municipais, e possibilita uma agenda permanente junto aos teatros. “Em 2017, tivemos como primeira meta retomar o Sistema, que é uma pauta tão importante para os municípios, além de fazer os marcos legais, instituir a gerência e realizar oficinas. Neste momento, nosso grande desafio é construir uma agenda afirmativa com resultados concretos. E, esta é uma missão pra vocês no turno da tarde deste I Encontro. Sair daqui com uma agenda articulada aos interesses do grupo”, destacou Suzete. “Nós, enquanto Secult, sabemos o desafio que é chegar aos municípios dando capilaridade às políticas públicas, uma realidade ainda distante do que desejamos, mas já uma luta permanente, contínua, e que a cada ano da gestão alcançamos novos passos”, ressaltou a secretária.

Suzete destacou ainda os projetos “Circula Ceará”, que permitirá uma circulação de espetáculos de dança, teatro, música em 40 municípios, priorizando ações nos espaços cênicos do Estado, o “Pra Ver a Banda”, lançado em 2017, que tem trabalhado com as bandas municipais e outras ações de Livro e Leitura que estarão em circulação neste ano, em uma integração direta com o SET. Para ela, o ano de 2018 pode iniciar uma agenda muito boa, apesar de ser um ano político, pois ações podem ser estruturadas, deixando um legado para os próximos anos. “O Sistema estando articulado abre possibilidades também de se planejar melhor os orçamentos para os próximos anos”, finalizou.

SOBRE O SET

O Sistema Estadual de Teatros tem como objetivo reunir todos os espaços cênicos dos municípios, propor ações conjuntas visando melhorias destes equipamentos, bem como uma programação e ações de capacitação para os profissionais dos mesmos. O SET está vinculado à Secretária da Cultura do Estado do Ceará, visando sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos teatros de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por essas instituições.

Sancionado pela Lei 13.604, de 28 de junho de 2005, o Sistema deve promover a articulação e a troca de experiência entre os teatros existentes no Estado, bem como encaminhando o debate sobre o papel e função dos teatros junto às comunidades, propondo formas de provimento de recursos, financiamento e fomento destinados aos equipamentos do Sistema. Atualmente o SET é composto por gestores de teatro de todas as macro-regiões do Estado.

Junho 2018