Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Secult e Seas assinaram termo de cooperação técnica, neste sábado, 10/3, durante evento no Cineteatro São Luiz
Sáb, 10 de Março de 2018 14:03


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) assinaram na tarde deste sábado, 10/3, um termo de cooperação técnica visando a realização de atividades culturais e artísticas junto aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas Unidades de Atendimento do Estado do Ceará. A assinatura aconteceu no Cineteatro São Luiz, durante a abertura do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo. Na ocasião, jovens e educadores que fazem parte das unidades socieducativas lotaram o São Luiz, onde puderam ver os filmes que produziram ao longo da realização do Projeto "Cinema no Interior".

O termo prevê a realização de mostras de filmes, seminários, apresentações artísticas e culturais, cursos e oficinas nas diversas linguagens artísticas, além de abrir os equipamentos culturais da Secult para a participação dos adolescentes em medida socioeducativa no Estado.

Após acompanhar o momento de apresentação do projeto "Cinema no Interior", com o "making of" dos filmes realizados por jovens, o secretário Fabiano dos Santos Piúba, destacou a importância da arte como medida de transformação. "Quero falar da alegria de ver vocês jovens aqui no São Luiz,  pra ver e se ver na tela do São Luiz, esse patrimônio nosso", iniciou assim sua fala.

"A arte nos ajuda a olhar o mundo, a olhar o outro e a nós mesmos. Ela nos amplia e nos expande a capacidade de ser e estar no mundo. Ao jovens: percebam como a arte pode entrar na vida de vocês.A educadora Luiza de Teodoro, minha mestra, dizia que educar era fazer descobrir o melhor de si. Essa experiência que tiveram com o projeto Cinema no Interior é uma possibilidade de mergulhar no mundo e em si", disse também o gestor.

O superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, Cássio Franco, também destacou o papel da arte e cultura para os jovens. " É importante entendermos o que a arte e cultura significam para esses jovens como medida socioeducativa. Aqui pouco nos interessa formar artistas. A intenção aqui é transformar valores. É preciso que os jovens tenham um profundo ato de transformação de suas vidas e isso é obtidos através da arte, da cultura e do esporte. O 'making of' dos filmes mostra isso, por isso decidimos exibir aqui", comentou.

Momentos marcantes
Entre os momentos marcantes da tarde de sábado, além da apresentação dos três curtas-metragens produzidos pelos jovens que integram o Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, esteve uma homenagem da Seas ao Cineteatro São Luiz, que completa 60 anos em 2018. Na ocasião, a diretora do Cineteatro São Luiz, Rachel Gadelha, recebeu um buquê de uma jovem. Foi tempo também de escutar a poesia do professor de Hip Hop do Centro Educativo São Franscico, Eduardo Africano, que levantou o público do São Luiz.
Mais sobre o  I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo

As atividades do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo ocorrerão de 10 de março a 13 abril em diferentes espaços culturais da Capital.    Em sua primeira edição, o festival apresentará trabalhos desenvolvidos pelos jovens em cumprimento de medida socioeducativa no eixo arte e cultura. A abertura teve a mostra de curtas-metragens produzidos pelos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, em parceria com o projeto “Cinema no Interior”, realizado pelo cineasta pernambucano Marcos Carvalho, que também esteve presente neste sábado, 10/3.
 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30