Apoiado pela Secult, o Carnaval de Outrora acontece em Juazeiro do Norte, neste sábado, 3/2
Qui, 01 de Fevereiro de 2018 13:54

O "Carnaval de Outrora” ganhará as ruas da cidade de Juazeiro do Norte em festejos para celebrar nossa tradição, marcando o pré-carnaval do Ceará, neste sábado, 3/2, a partir de 7h30. Apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do XII Edital Carnaval do Ceará, o Carnaval de Outrora é uma ação de integração e celebração aos carnavais realizados em décadas passadas na cidade de Juazeiro do Norte localizada na região do Cariri. A realização parte das intervenções artísticas já realizadas no centro da cidade nos últimos doze meses, por meio de eventos culturais tendo como principal objetivo motivar pessoas à apreciarem eventos artísticos ao tempo revitalizar esta zona da cidade resumida apenas à prática do comércio.

A proposta é resgatar as canções das antigas escolas de samba da cidade de Juazeiro experimentadas em ritmos de blocos carnavalescos, além de cortejo, bailinho para crianças, desfile de fantasias com premiações, roda de samba e um baile de máscaras ao som de marchinhas de carnaval.

Inspirado no primeiro carnaval realizado na cidade no início do século XX mais precisamente no ano de 1925, quando o político Dr. Floro Bartolomeu, na época, deputado federal, retorna de uma das viagens realizada no Rio de Janeiro. Ele traz em sua bagagem várias fantasias para a formação de três blocos que desfilariam pelas ruas da cidade. Além dos blocos ainda foi realizado um baile de máscaras para as famílias caririenses em sua própria residência.

Partindo destas experiências e se apropriando desta festa tradicional o “Carnaval de Outrora” terá um pé na história deste ritual e outro pé no que vem a ser o carnaval de 2018. Em parceria com o poder público nas instâncias municipais e estaduais a festa reunirá a população de Juazeiro do Norte e adjacências.

A programação contará com cortejos de blocos de tradição, bailes para a criançada e adultos, rodas de samba, intervenções artísticas e finalizará num grande desfile de fantasia. A programação será aberta a toda população da cidade com distribuição de adereços, máscaras, confetes e serpentinas. Os momentos musicais serão executados tanto ao vivo com bandas e também em equipamentos e carros de som.

Reforçando que esta iniciativa parte do interesse da Associação Movimentos em ocupar o centro da cidade de Juazeiro do Norte, como já vem acontecendo nos últimos 10 meses com o projeto “Feijão e Samba”, levando arte, cultura, entretenimento e acima de tudo a valorização as tradições da cidade. O projeto consiste em apresentar uma proposta de difusão e estímulo à utilização de áreas do centro no intuito de criar um espaço com intervenções artísticas, envolvendo música, dança, e outras artes urbanas, na rua, de graça, favorecendo um ambiente de descontração visando à interação e integração social em momentos alegre entre amigos, família.

Sábado - 03 – fevereiro

07h30: Concentração Cortejo

Local: Praça da Prefeitura

08h: Cortejo

Local: Ruas do centro.

09h: Bailinho Infantil – Com o grupo Tábua de Pirulito

11h: Feijão & Samba – Grupo Quinteto (Edição especial de pré-carnaval)

17h: Desfile de Fantasias e Baile de Máscaras.

Local: Rua José Marrocos (por trás da prefeitura).

Maio 2018