Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz será realizada na Praça do Ferreira e no Theatro José de Alencar
Qua, 03 de Janeiro de 2018 08:10

No próximo dia 06 de janeiro (sábado) ocorrerá a XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com apoio da Comissão Cearense de Folclore, Fórum de Cultura Tradicional Popular e Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros (Aestrofe). Para ampliar ainda mais a disseminação das tradições culturais natalinas, pela primeira vez, a Mostra será realizada em dois polos culturais no Centro de Fortaleza, a Praça do Ferreira e o Theatro José de Alencar.

 

O evento marca o fim das atividades do Ciclo Natalino do Estado, que se iniciou com a escolha, via Edital da Secult, dos grupos de Mostras Regionais, Grupos de Tradições e Grupos de Projeção ou Parafolclóricos que têm nas manifestações do Ciclo Natalino seu foco. Durante o mês de dezembro foram realizadas as Mostras Regionais em diversas regiões do Estado, como Fortaleza, Sobral, Campo Sales, Russas, Meruoca, Maranguape, Quixadá e Ocara.

 

O evento contará com cortejo com os grupos contemplados no XIV Edital Ceará Natal de Luz – 2017, com saída do Passeio Público em direção à Praça do Ferreira às 09h, onde a programação terá início a partir das 08h, com exposição e apresentações de grupos, e se estenderá até as 15h. Já no Theatro José de Alencar, o foco serão as apresentações dos grupos convidados. No total, serão 14 apresentações de grupos que foram selecionados a partir de Mostras Regionais ocorridas nas cidades de Campos Sales, Fortaleza, Maranguape, Meruoca, Quixadá, Ocara, Russas e Sobral e também grupos convidados de Fortaleza.

 

A exposição contará um pouco sobre os Mestres da Cultura já homenageados em edições anteriores do evento e as Manifestações do Ciclo Natalino. Por meio de fotos, depoimentos, vestuário e acessórios, o público será convidado aos encantos do Ciclo Natalino e poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura popular tradicional cearense.

 

Como em anos anteriores, ocorrerá homenagem a um Mestre da Cultura. Nesta edição, o homenageado será o Mestre Aldenir. Nascido no Crato, ele tem em sua trajetória de 85 anos de vida, 62 anos dedicados ao Reisado e ao repasse dos saberes e fazeres desta manifestação, na qual os grupos que saem para louvar e cantar o menino Jesus nascido e os Santos Reis Magos por meio de peças – as músicas – com as quais o Mestre Aldenir vem renovando e atualizando o Reisado. Brincante desde os 22 anos de idade, é no pátio da casa onde mora que Mestre Aldenir ensina, ensaia e repassa os saberes do Reisado há mais de seis décadas.

 

Na sua décima segunda edição a Mostra Ceará Natal de Luz busca mais uma vez divulgar e valorizar as tradições regionais cearenses do ciclo natalino, pois conhecendo a cultura popular tradicional é que o público poderá reconhecer e estimar as riquezas do patrimônio imaterial do Ceará. De acordo com a Coordenadora de Fomento e Incentivo Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Márcia Araújo, “o Edital Ceará Natal de Luz teve recursos na ordem de R$ 857 mil, dos quais 53% foram destinados à promoção da produção dessas ações no interior do Estado e na capital e o restante está sendo aplicado na realização das Mostras Regionais”.

 

“Este ano selecionamos 41 projetos, dos quais 40 foram distribuídos por Grupos Tradicionais e Parafolclóricos em todo o Estado, mais o encerramento, com a Mostra Ceará Natal de Luz, que será realizada com a apresentação dos melhores grupos selecionados pela curadoria da Secretaria da Cultura. A ideia é exatamente a de garantir a formação, a tradição e a promoção dessas ações no estado do Ceará e o Edital Natal de Luz tem essa grata missão de trazer à memória da população o Ciclo Natalino com os reisados, pastoris, coral, dramistas, com tudo que ele oferece de melhor no nosso Ciclo do Ceará”, finaliza Márcia.

 

Sheila Fernandes, produtora da XII Mostra Ceará Natal de Luz, complementa que “essa edição cresceu conceitualmente com o afinco da pesquisa e curadoria. Aos poucos, conseguimos chegar mais próximo do público, ouvindo, entrevistando os grupos e produzindo um material que gere memória e estatística das manifestações do ciclo natalino.”

 

A XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com apoio da Comissão Cearense de Folclore, do Fórum de Cultura Tradicional Popular e da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros (Aestrofe), produção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares e coprodução da EnCena Produções.

 

:: SERVIÇO:

 

Mostra Ceará Natal de Luz – Secult/Ceará

 

Dia: 06/01/18

 

Horário: Das 08h às 18h

 

Local: Praça do Ferreira e Theatro José de Alencar – Centro. Entrada franca.

 

Mais detalhes em www.secult.ce.gov.br.

 

Programação XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz

 

Palco Praça do Ferreira – Terreiro dos Contos e Cantos

 

Endereço: Rua Floriano Peixoto - Centro, Fortaleza - CE, 60025-060

 

08h – Brincantes do Cordão do Caroá (Fortaleza)

 

08h40 – Reisado Dedé de Luna (Crato)

 

09h20 – Boi Estrela (Quixeramobim)

 

10h – Dramistas de Tianguá (Tianguá)

 

10h40 – Pastoril Mariinha da Ló (Paracuru)

 

11h20 – Reisado do Mestre Aldenir (Juazeiro do Norte)

 

12h – Boi Coração (Ocara)

 

12h40 – Pastoril Nossa Senhora de Fátima (Maracanaú)

 

14h20 – Coral e Banda São Vicente (Meruoca)

 

15h – Boi Ceará (Fortaleza)

 

Palco Theatro José de Alencar – Terreiro dos Encantos

 

Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 - Centro, Fortaleza - CE, 60030-160

 

08h – Pastoril Lembranças da Tia Guiomar (Fortaleza)

 

08h40 – Boi Brioso (Russas)

 

09h20 – Reisado Cultura Nordestina (Cariré)

 

10h – Reisado Boi Coração (Quixadá)

 

10h40 – GRAPEL Pastoril Estrela Luminosa (Fortaleza)

 

Cortejo com os grupos contemplados no XIV Edital Ceará Natal de Luz 2017

 

Saída do Passeio Público às 09h em direção à Praça do Ferreira

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3