Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Theatro José de Alencar recebe hoje, 18/5, às 19h30, espetáculo do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Qui, 18 de Maio de 2017 08:27

 

 

Contemplado no Edital das Artes 2015 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com o projeto Divina Festa do Povo, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas apresenta hoje, 18/5, às 19h30, no TJA, o espetáculo "Divina Festa do Povo", trazendo expressões da cultura tradicional popular, em forma de danças folclóricas e folguedos, que fazem parte do ciclo festivo brasileiro referentes as festas de cunho popular tradicional. "Por mais que o nosso país não esteja ilhado no que se refere à vinda de influências culturais externas, é preciso incentivar o que é nosso, a fim de que o Brasil mantenha sua identidade, conservando a sua rica e diversa história cultural.
Nosso país possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo, com incontáveis expressões espalhadas por todo território brasileiro, e os hábitos do povo conservaram a cultura através dos tempo", destaca Polyana .

As festas populares acontecem dentro de ciclos que se repetem todos os anos. Existem dezenas de festas folclóricas no Brasil, algumas conhecidas nacionalmente e festejada em todos os estados como é o caso do carnaval e festa junina, outras são tradicionais em determinadas regiões ou localidades, pertencente e de interesse as vezes apenas da comunidade que a realiza. As comemorações regionais com festas e atividades culturais são uma forma de manter vivas as tradições dos diferentes povos que compõem a maravilhosa mistura brasileira. Nelas, muitas vezes uma cidade inteira se envolve e trabalha em prol de seu sucesso.

O Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas apresenta o espetáculo, justamente, no ano em que comemora 20 anos de atuação no Ceará e no país.


Sobre o GTF Raízes Nordestinas
Sediado em Fortaleza-Ceará, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, foi fundado no dia 18 de agosto de 1996 é um grupo de pesquisa e produção cultural sem fins lucrativos, inspira-se nos grupos de cultura nativa, projetando para a linguagem cênica, as várias manifestações pesquisadas, coletadas e catalogadas pelo grupo, o que tem lhe permitido a realização de vários espetáculos diferentes, sempre intercaladas por músicas do cancioneiro popular. Busca desta forma envolver e estimular a formação de bons hábitos e atitudes, despertando nos assistentes o sentimento de amor e entusiasmo pelas nossas tradições, proporcionando assim um conhecimento maior e consciente das características do nosso povo, incentivando a preservação, a difusão das nossas raízes e, sobretudo reforçando e valorizando a nossa riqueza histórica e cultural.


Local: Teatro José de Alencar
Data: 18 de maio de 2017
Horário: 19:30 h
GRATUITO – Censura Livre
Realização: Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Projeto Divina Festa do Povo contemplado no Edital das Artes 2015 – SECULT-CE

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2