Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Anexo do Theatro José de Alencar foi reaberto nesta quarta, 17/05, com grandes atrações em programação especial ao longo do dia
Qua, 17 de Maio de 2017 18:00

Foto: Divulgação/Secult/Salvino Lobo



O Anexo do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que inclui espaços como salas de formação do Centro de Artes Cênicas do Ceará (Cena), Galeria Ramos Cotoco, Teatro Morro do Ouro, Biblioteca Carlos Câmara e Cantina do Muriçoca, foi reaberto de forma festiva nesta quarta-feira, 17/5, com uma programação que incluiu a produção de um mural com grafite por Narcélio Grud e artistas do Festival Concreto, na Rua 24 de Maio, aulas abertas com Jesuíta Barbosa, Juliana Veras e Aparecida Silvino, ensaio da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, espetáculos do "É Noiz Perifa", shows de alunos da Escola Maninha Mota, lançamento de livro coordenado por Hiroldo Serra sobre Flavio Phebo, entre outras atrações.

Após ter passado por obras de manutenção e conservação, com investimento de R$ 200 mil pelo Governo do Estado, por meio da Secult, o Anexo está volta para receber o público. Esta quarta-feira, 17, em alusão ao aniversário do Theatro, foi dia de uma programação intensa, tudo com entrada franca.

Alunos, professores, frequentadores do TJA, artistas de diversas linguagens estiveram reunidos para celebrar.  "Meu coração dá pulos dentro de mim". Foi com esta frase que o secretario da Cultura, Fabiano dos Santos, iniciou sua fala durante a cerimônia de reabertura do Anexo do Theatro José de Alencar, realizada nesta manhã de quarta-feira. "Passei por diversas vezes nesta porta do TJA, aqui da 24 de Maio, e fico muito feliz por hoje reabri-la. Esta parte do Theatro que traz vida e vez ao teatro, que faz com que muito do que está sendo feito e ensinado aqui reverbere em outros palcos do estado é essencial para o TJA e para a Cultura do Estado", destacou.


O secretário também ressaltou  o papel de artistas e professores como Joca Andrade e Juliana Veras, além dos estudantes do Curso Princípios Básicos de Teatro e de outras ações de formação do TJA, para a realização das obras de manutenção, que devolvem os espaços a comunidade em plenas condições de uso, para fortalecer a cena artística e cultural cearense.

"Muito sucesso, paz, alegrias e muito cuidado com a casa da gente. Reabrimos hoje o Espaço Cena tendo esta meta", frisou, por sua vez, a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago.
Programação durante todo o dia

O movimento foi grande durante o dia todo de programação no Theatro José deAlencar, de 9h às 21h. Em clima festivo, pela manhã, foram realizadas aulas abertas com alunos do Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT), ministrada por Juliana Veras, entre outras atividades abertas ao público como o curso de Iniciação em Dança Contemporânea da Prodança e aula de canto com Aparecida Silvino, com participação do Coral da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Um dos momentos marcantes foi o encontro entre a turma concludente e a nova turma do CPBT.

Pela tarde, na Sala de Teatro, teve aula aberta da oficina "Da Ação a Criação", com o ator Jesuíta Barbosa. Na Sala de Canto, ensaio aberto da Escola de Canto Maninha Mota e na Sala de Música, ensaio aberto do Grupo de Câmara da Orquestra Eleazar de Carvalho, com participação da musicista Sueli Helena de Miranda e do Cantor Franklin Dantas. A programação continuou com a grafitagem do artista e idealizador do Festival Concreto, Nárcelio Grud, que dava mais cor ao muro da Rua 24 de Maio, entrada do Anexo do TJA.

Também teve programação para a criançada. Cerca de 100 alunos da escola Augusto César de Caucaia acompanharam a peça "O Segredo de Coachim", no Teatro Morro do Ouro, após participarem de uma visita guiada feita por atores pelo equipamento cultural. A iniciativa é do projeto “Visita Espetacular - Uma Aventura no Theatro José de Alencar”, realizado pelo Instituto Teatro Público, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Enel.

Pela noite, o grupo Soul Cantor relembrou a música de Leonardo Cohen, no palco da Praça Mestre Boca Rica. Também passaram pelo palco as bandas Caixeiros Viajantes e Perfeita Simetria. Na noite, houve espaço também para o lançamento do livro "O Teatro Cearense pelas Mãos do Cenógrafo e Figurinista Flávio Phebo"  e exposição homônima, de autoria e curadoria de Hiroldo Serra, na Galeria Ramos Cotoco. A atividade contou com a presença, além do próprio Hiroldo, da diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, e do ator e fundador da Comédia Cearense, Haroldo Serra.

A manutenção do Anexo

Os serviços de manutenção do Anexo do Theatro José de Alencar realizados incluíram manutenção da coberta dos espaços, pintura, revisão hidráulica e elétrica, além do tratamento de piso de madeira de algumas salas. "Com as obras de manutenção, o Anexo do Theatro José de Alencar, composto por vários espaços de muita vitalidade e diversidade, com atividades muito intensas ao longo de todo o dia, dentro desse grande centro cultural que é o TJA, passa a receber melhor os artistas, produtores, técnicos, servidores e, especialmente, o público", destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.
 

Calendário

Julho 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5