Edital Ceará Junino 2017: Secult divulga resultado preliminar da habilitação de inscrições
Seg, 15 de Maio de 2017 15:12

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulga nesta segunda-feira, 15/5, o resultado preliminar da Etapa de Habilitação da Inscrição de projetos inscritos no XIX Edital Ceará Junino 2017. Lançado no dia 27 de março de 2017 para conhecimento da sociedade, o Edital Ceará Junino 2017 conta com R$ 2,6 milhões em investimento do Governo do Estado, em uma ferramenta da política cultural estadual, cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais, de afirmação da cultura cearense e de valorização das tradições populares. Confira aqui o resultado.

Após a publicação do resultado dessa fase, cabe pedido de recurso no prazo de até 01 (um) dia útil​, ou seja, até amanhã (16). ​O pedido de recurso deverá conter, obrigatoriamente​, justificativa e ser encaminhado exclusivamente para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , em formulário específico (Anexo III), disponível no site www.editais.cultura.ce.gov.br, sendo vedada a inclusão de novos documentos.

O Edital Ceará Junino 2017 foi lançado após debate entre a Secult e os representantes das entidades e federações juninas, reunidos no Comitê Gestor do Ceará Junino e no Fórum Ceará Junino. Serão apoiadas pelo Governo do Estado, através do Edital, 100 quadrilhas juninas, cada uma recebendo até R$ 18.100,00. Também serão apoiados 21 festivais regionais de quadrilhas juninas, com investimento de até R$ 22.300,00 em cada um.

Já no Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino a Secult investirá até R$ 367 mil, selecionando uma instituição responsável por realizar o evento, em Fortaleza. Entre as atribuições da entidade selecionada estará o acompanhamento dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas. O Campeonato incluirá programação cultural fiel às tradições juninas,feiras de comidas típicas e de artesanatos, além de apresentações de manifestações artísticas tradicionalmente populares.

Inscrição online

Esta edição do edital é a primeira a contar com inscrição online, por meio do site e da plataforma Mapa Cultural do Ceará, facilitando o acesso de cidadãos de todo o Estado, de forma inclusiva, prática e democrática. O Edital também destina recursos para a realização do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, culminância dos festejos juninos, com a participação das quadrilhas vencedoras de cada um dos 21 festivais regionais que acontecerão com apoio da Secult.

Em cumprimento à legislação estadual, 50% dos recursos serão destinados a projetos do Interior do Estado, reforçando o fomento à arte, à cultura, ao desenvolvimento pessoal, social e econômico gerado pelo ciclo junino em todo o Ceará, em uma grande rede de negócios, emprego, renda, afirmação de identidade, transmissão de conhecimentos, tradição, reinvenção e intercâmbio cultural.

Mais informações

A Secult está à disposição dos interessados, para tirar dúvidas e prestar mais informações sobre o Edital Ceará Junino 2017 pelos fones (85) 3101-6765/3101-6770 e pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Maio 2017