Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

I Encontro do Sistema Estadual de Cultura 2017: Confira a programação completa
Seg, 20 de Março de 2017 10:50

 

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza nos dias 21 e 22 de março, no Teatro Carlos Câmara e no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, o I Encontro do Sistema Estadual de Cultura 2017, reunindo secretários de Cultura e outros gestores culturais dos municípios cearenses.  O encontro tem como objetivo ampliar o diálogo da Secretaria com os novos gestores municipais, apresentando em detalhes a política cultural do Estado e os diversos programas, projetos e ações da Secult, e construir uma agenda coletiva para estruturação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura.

O fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, com a estruturação dos Sistemas Municipais, é uma prioridade definida na Meta 1 do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016 pela Assembleia Legislativa do Ceará e sancionado pelo governador Camilo Santana. O Encontro do Sistema Estadual de Cultura será um momento para avançar nessa agenda, quanto às gestões municiais que tomaram posse em janeiro deste ano, reforçando também o diálogo mantido de forma permanente pela Secretaria com os municípios.

Programação

Na terça-feira, 21, às 9h, no Teatro Carlos Câmara, acontece a abertura do Encontro, com uma mesa sobre a construção do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura e a maior presença da política cultural no Interior do Estado, além de apresentação, pelo secretário da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, da equipe e dos principais programas, projetos e ações da Secult, com as perspectivas para este e o próximo ano, e com as diversas possibilidades de participação e parcerias com os municípios.

Das 14h às 17h serão debatidos os desafios e perspectivas da agenda de implantação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura (incluindo os planos, conselhos, fóruns e fundos municipais de cultura), bem como dos sistemas setoriais (arquivos, bibliotecas, museus, teatros e bandas de música). Fechando a programação do primeiro dia do Encontro, uma apresentação do Mapa Cultural do Ceará como ferramenta de construção e integração dos sistemas municipais de Cultura, além de debate com os gestores municiáis de Cultura.

Na quarta-feira, 22/3, às 9h, no Theatro José de Alencar, acontecem de 9h às 13h o Encontro do Sistema Estadual de Teatros (SET), coordenado pela diretora do TJA, Selma Santiago. Já na sede da Secult, na Rua Major Facundo, 500, Edifício do Cineteatro São Luiz, acontece de 14h às 18h atendimento aos gestores municipais pelas diversas coordenadorias da Secretaria, passando informações e esclarecendo dúvidas sobre programas, projetos e ações da Secult, com participação aberta aos municípios.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3101-6767 e pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

 

I ENCONTRO DO SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA 2017

21 e 22 de março


Dia 21, 9h às 18h: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 - Centro)

Dia 22: 9h às 13h - Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)

14 às 18h - Sede da Secult (Rua Major Facundo, 500 - Centro)

 

 


DIA 21 (terça)

MANHÃ

09 às 12h30

Local: Teatro Carlos Câmara


8h30 às 9h30 - Credenciamento e Café da Manhã

9h30 às 10h30 - Mesa de Abertura e fala das autoridades convidadas

10h30 às 11h30 - O papel da cultura no Plano de Governo de Camilo Santana e o Plano Estadual da Cultura (diretrizes, objetivos e metas) - Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

11h30 às 12h30 - Debate com os gestores municipais

12h30 às 14h

Intervalo - Almoço

TARDE

14 às 17h

14h - A agenda Programática da Política Estadual de Cultura no fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura - Políticas, programas e ações

- O Sistema Estadual da Cultura (Sec. Adjunta da Cultura Suzete Nunes)

- Patrimônio e Memória, Arquivos e Museus (Alênio Noronha - Coordenador de Patrimônio e Memória) , Carla Vieira (Diretora do Museu do Ceará) e Márcio Porto (Diretor do Arquivo Público Estadual do Ceará)

- Conhecimento e Formação/Programa Escolas de Cultura (Lenildo Gomes - Coordenador de Conhecimento e Formação)

- Artes, Cidadania e Diversidade e o Sistema de Estadual de Teatros (Valéria Cordeiro - Coordenadora de Artes e Diversidade Cultural e Selma Santiago (Diretora do Theatro José de Alencar)

- Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (Mileide Flores - Coordenadora de Livro, Leitura e Aparecida Lavor - Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas

- Políticas de Fomento (Márcia Araújo - Coordenadora de Fomento e Incentivo Cultural -COFIC)

15h - Debate com os Gestores Municipais de Cultura

16h30 - O Mapa Cultural do Ceará como Ferramenta de construção dos sistemas municipais (Gecíola Fonseca - Assessora de Governança Digital)

17h - Debate com os Gestores Municipais de Cultura

17h30 - Lançamento da campanha de adesão dos municípios cearenses ao Sistema Estadual de Cultura - Pacto Ceará Um Estado da Cultura

18h - Encerramento


*Dica Cultural: Programação cultural e eventos nos equipamentos (abaixo)

DIA 22 (quarta)

MANHÃ - TJA

9h às 13h

Local: Teatro José de Alencar

9h às 13h - Encontro do Sistema Estadual de Teatros - Theatro José de Alencar

13h às 14h

Intervalo - Almoço

TARDE - SECULT

14h às 18h

Local: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult)

14h às 18h - Atendimento aos gestores municipais de Cultura, na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Coordenadoria de Assessoria e Comunicação (Ascom - 6° andar) Técnicos: Dalwton Moura, Lucas Benedecti, Paula Candice, Adriana Rodrigues, João Maropo, Felipe Abud, Salvino Lobo

Coordenadoria de Artes e Diversidade/Pontos de Cultura/Sistema de Bandas (Codac - Auditório 6° andar)
Técnicos: Valéria Cordeiro, Cristina Vale, Andrezza Magalhães, Lilian Lustosa, Jean Cabral, Natália Saraiva.

Orientações para Cadastro no Mapa Cultura do Ceará (6° andar)
Técnicos: Gecíola Fonseca, Dênis Nacif e André Quintino

Conhecimento e Formação (CCFor - 7° andar) Técnicos: Lenildo Gomes e Raquel Honório

Coordenadoria de Livro, Leitura e Bibliotecas

Agentes de Leitura/Sistema de Bibliotecas (Copla - 7º Andar)
Técnicos: Norma Santana, Maura Isidório e Enide Vidal

Sistema Estadual de Patrimônio Cultural/Sistema de Museus (Copahc - 8° andar)
Técnicos: Alênio Carlos, Bruna Alves, Juliana Holanda

Coordenadoria de Fomento e Incentivo à Cultura (Cofic/Siec) | Siconv | Prestação de Contas (8° andar) Técnicos: Márcia Araújo, Valéria Sousa, Pedro Edson, Matheus Albuquerque, Rafael Gomes

Público-alvo: Secretários e Dirigentes de Cultura; Gestores Culturais e demais agentes do campo cultural.

 

Calendário

Abril 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6