Secult publica nota de pesar pelo falecimento de Rosiane Limaverde, arqueóloga, compositora e fundadora da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda
Seg, 20 de Março de 2017 10:45

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) manifesta profundo pesar pela partida de Rosiane Limaverde, presidente do Conselho Científico da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, idealizadora e fundadora da ONG de mesmo nome, ao lado de Alemberg Quindins, e com ele responsável por uma inestimável contribuição a várias gerações de pessoas que frequentaram a Casa, tendo suas vidas transformadas pela força da cultura, da arte, da comunicação, da educação em seu sentido mais amplo e cidadão.

Dos estudos das lendas da região do Cariri, há muitas décadas, Rosiane elaborou a base da proposta do Memorial do Homem Kariri, implementado na Fundação Casa Grande, maravilhando a quantos o visitaram, tendo a oportunidade de mergulhar em uma outra história da região e de sua gente, diferente daquela mais comumente encontrada na historiografia oficial e nos livros escolares. As lindas canções escritas por Rosiane e Alemberg, que partem dessas lendas, personagens, imagens de um Cariri ancestral, emocionaram a todos, em apresentações no Ceará, no Brasil e em diversos países.

Também em parceria com Alemberg, Rosiane fez nascer a Escola de Comunicação, a estação de rádio, a TV e a editora da Fundação Casa Grande, experiência que alcançou merecido destaque nacional e internacional, conquistando inúmeros prêmios e distinções, entre eles do Ministério da Cultura e do Unicef, pela qualidade, pela originalidade e pela consistência do trabalho realizado com crianças e jovens de Nova Olinda. Sempre semeando a arte, a cultura, a informação, o crescimento pessoal e profissional, a ampliação de perspectivas desses jovens, literalmente antenados, por meio desse trabalho, com o melhor da arte e da cultura de todo o mundo. As crianças e os jovens se tornaram protagonistas do próprio processo formativo, prontas a descobrir e intervir em novas realidades. Tudo isso em um pequeno município do Interior do Ceará. Casa Grande, mundo pequeno.

Além de todas essas transformações decisivas para a vida de tantas pessoas, o trabalho de Rosiane Limaverde também foi fundamental para garantir legitimidade científica e acadêmica às experiências promovidas pela Casa Grande. Tendo essa visão e esse objetivo, Rosiane se lançou ao estudo da Arqueologia, formou-se pela Universidade Regional do Cariri, tornou-se mestre em Arqueologia e Preservação pela Universidade Federal de Pernambuco e, mais recentemente, foi aplaudida pelo brilhante trabalho de conclusão de doutorado na Universidade de Coimbra, pesquisando novos caminhos para a educação e chegando a contar com os "meninos da Casa Grande" no momento da defesa de sua dissertação, exemplificando, na prática, que eles, sim, são os grandes atores em cena.

Além de tudo, Rosiane sempre recebia com um sorriso todos que visitavam a Casa Grande, demonstrando todo interesse em recontar a história, acolher os visitantes , compartilhar os conhecimentos e realizações dessa longa e bela trajetória. Sua partida precoce entristece e comove todos os cearenses. Nossa solidariedade a Alemberg Quindins, aos filhos Ana e Pedro, aos parentes, amigos e a todos os atuais e eternos "meninos da Casa Grande". Sigamos inspirados pelo exemplo de uma vida dedicada à arte, à cultura, à comunicação, à educação, ao encontro e ao aprendizado com o outro.

Fabiano dos Santos Piúba

Secretário da Cultura do Estado do Ceará