Theatro José de Alencar recebe sexta, 24/3, show especial com o multiinstrumentista Carlos Malta e a Marimbanda
Seg, 20 de Março de 2017 10:00

Marimbanda

Cinco dos maiores músicos de todo o Brasil vão se encontrar no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), na sexta-feira, 24 de março, às 19h30. São eles: o aclamado multiinstrumentista carioca Carlos Malta, o mago que vai do pife ao saxofone, da composição ao arranjo, do suingue ao improviso, e os quatro virtuosos cearenses integrantes da Marimbanda, grupo respeitado em todo o País e que inicia neste mês uma turnê pelo Nordeste: Thiago Almeida (piano), Heriberto Porto (flauta), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Luizinho Duarte (bateria e composições). Encontro marcado no foyer do TJA, em um show único e especialíssimo. Ingressos: R$ 20,00 (meia R$ 10,00).
Também na sexta-feira, 24/3, às 10h da manhã, Carlos Malta ministrará workshop na Universidade Estadual do Ceará (Uece) para instrumentistas em geral, incluindo piano, violão, sopros : saxofones, flautas, oboés, fagotes, tubas, pífaros e saxofones.
O show celebra o encontro do quarteto Marimbanda com o multi-instrumentista Carlos Malta, o “Escultor do Vento”. A feliz fusão da pegada nordestina com a maestria carioca faz parte de um projeto de registro sonoro e circulação do quarteto cearense com um dos músicos mais queridos e criativos do Brasil. E o público agradece esta feliz oportunidade de mais uma vez aplaudir a combinação de virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração tecida pelo quarteto cearense junto com este mestre da música universal.
Carlos Malta
Conhecido como "o escultor do vento", o músico dos sopros Carlos Malta é multi-instrumentista, compositor, orquestrador e educador, sendo um artista que possui um estilo totalmente original e criativo. Seus CDs ressaltam pluralidade e um espírito brasileiro presente em toda sua obra gravada: Rainbow, em duo com o violoncelista suíço Daniel Pezzotti, indicado ao Prêmio Sharp; O Escultor do vento, onde mostra suas composições em over-dubbing, tocando consigo mesmo seus sopros e criando um som orquestral; Carlos Malta e Pife Muderno, indicado ao Grammy Latino e onde Malta pôde elaborar e desenvolver um nova leitura para a performance das bandas de pífano; Tudo Coreto, com sua banda Coreto Urbano,  metais e  percussões, apresenta arranjos modernos  calcados na tradição das bandas do interior; Pimenta, homenagem a Elis Regina, recriando clássicos eternizados pela voz da cantora, que vai para sua 3ª edição; Pixinguinha Alma e Corpo, mostra seus arranjos para sopro e  quarteto de cordas sobre a obra do mestre Pixinguinha; Ponto de Bala, uma coletânea de 10 anos de carreira solo; em 2006 "Paru", com o Pife Muderno, em homenagem a Paru, pajé da tribo Yawalapiti do Alto-Xingu. Em 2009 Malta lança novos CDs distribuídos na Dinamarca: Live Brasil com o Pife Muderno e a Big Band do Royal Conservatory of Music (Aarhus/DK); After the Carnaval em trio com o pianista dinamarquês Thomas Clausen e a violonista brasileira Célia Malheiros; Tudo azul com seu Quarteto SP, visita originais do samba-jazz, e o mais recente Carlos Malta e Pife Muderno - Ao vivo na China.
Show Carlos Malta e Marimbanda
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro
Data: 24 de março
Ingressos: R$ 20 reais (inteira) 10 reais (meia)