TJA tem programação especial nesta sexta, 17/3, e estreia do musical infantil “O Mágico de Oz” no final de semana
Qui, 16 de Março de 2017 11:10

O Theatro de Portas Abertas, evento que marca o aniversário do Theatro José de Alencar, no dia 17 de cada mês, vem com uma extensa programação que inclui a abertura da exposição “Theatro José de Alencar”, no Shopping Benfica, contando a história de um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade e do Estado, composta por fotos, depoimentos, adereços e figurinos que integram o acervo do teatro e muito mais.

Já no próprio TJA será apresentado o espetáculo Magia de Circo, pelo Grupo Xilito Palhaçada e, a partir das 17h, a música ganha os jardins, palcos, calçada e salão nobre, com o espetáculo “As Marias” e  com a “Hora do Angelus”, realizados pela escola Maninha Mota. Às 18h15, o Quinteto Arte.Ce, composto por integrantes da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, realiza apresentação no Salão Nobre.

Duo Amici: viola e do contrabaixo

O Theatro José de Alencar recebe ainda nesta sexta-feira, 17/3, às 19h, para única apresentação no Foyer, o Duo Amici formado por Ulisses Silva (viola) e Victor Mesquita (contrabaixo), que vem desenvolvendo uma intensa atividade solista e camerista pelo Brasil e já tem agendados concertos pelos EUA e América do Sul. O duo busca pesquisar, explorar e difundir o repertório escrito para os dois instrumentos através de obras originalmente escritas para a formação, arranjos, e obras encomendadas.

Historicamente a viola e o contrabaixo foram relegados ao segundo plano como instrumentos solistas, mas isso não impediu que compositores, desde o Classicismo até os dias atuais, escrevessem obras solistas para os instrumentos. No entanto, a escrita para a formação viola-contrabaixo foi pouco explorada. Considerado o primeiro duo com essa formação no Brasil, o Duo Amici traz ao público uma oportunidade única de conhecer esses instrumentos combinados numa formação que explora a riqueza timbrística peculiar da viola e do contrabaixo.

Ainda na sexta-feira, 17/3, às 19h30, a Cia Palmas apresenta o Espetáculo Lírica Negra, finalizando a noite de aniversário do TJA no palco principal. Todas as atrações do Theatro de Portas Abertas são gratuitas.

Final de Semana tem estreia de "O Mágico de OZ"

Inspirado no livro "Além do Arco-Íris", de Marcelino Câmara, estreia neste sábado, dia 18/3, às 18h, no TJA, o musical "O Mágico de OZ", apresentado pelo Grupo Catavento e pela Escola de Atores. Os ingressos já estão à venda na Bilheteria do TJA, ao preço de R$ 30 (inteira) e 15 (meia).

O espetáculo conta uma história em que tão logo a bruxa, queixuda e nariguda, entrar em cena, o público vai se sentir à vontade, como se já conhecesse aquele personagem. Quem pensar nas bruxas clichês de outras produções estará enganado, pois a interpretação da Bruxa Má do Oeste é um dos trunfos do espetáculo, que destaca ainda a personagem Dorothy, vivenciando diferentes aventuras marcadas pela ludicidade. A trilha sonora é original e o figurino, rico na sua beleza e criatividade.

Domingo Orquestra toca Sivuca, Gonzagão e Dominguinhos

Neste domingo, 19/3, às 17h, serão apresentados no Foyer do Theatro José de Alencar os Clássicos Nordestinos, em um concerto da Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos que promete emocionar o público com os inesquecíveis clássicos da música nordestina. Sob a regência do maestro Leonardo Sidney, os alunos interpretarão em instrumentos clássicos as belíssimas composições dos três mais importantes mestres sanfoneiros da música nordestina, Sivuca, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, recontando, musicalmente, a trajetória de sofrimento e superação do povo nordestino. Ingressos: R$ 10,00.

A programação mensal do TJA está no site: www.secult.ce.gov.br

Decembro 2017