Museu Sacro São José de Ribamar

3 de janeiro de 2013 - 17:45

Em 27 de setembro de 1967 foi inaugurado o Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR) no município de Aquiraz. Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII. O equipamento cultural passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias cearenses. Esse acervo é constituído por uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc., totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.
Aquiraz foi a primeira vila do Ceará, fundada em 1699. Hoje é um município localizado na região metropolitana de Fortaleza, no litoral leste do Ceará, distando 30 km da capital, numa área de 480,97 km². Sua população ultrapassa os 70 mil habitantes.

É um pólo turístico, com muitas praias e um parque aquático conhecidos nacionalmente. Possui oito distritos: Aquiraz, Jacaúna, Justiniano Serpa, Câmara, Patacas, Tapera, Caponga da Bernarda e João de Castro. São fortes os vínculos mercantis com a cidade de Fortaleza, para onde escoa a sua produção agrícola e os seus artigos manufaturados.

O Museu Sacro compõe o patrimônio arquitetônico de Aquiraz, oriundo do século XVII. Ao seu lado encontra-se a Igreja Matriz São José de Ribamar, que assim como a Casa de Câmara e Cadeia, é tombada pelo estado. Nas proximidades fica o Mercado da Carne, tombado pela União. Além destes, a residência do Capitão mor e as ruínas do Hospício dos Jesuítas são integrantes da paisagem histórico-cultural de Aquiraz.

O Museu Sacro São José de Ribamar passou por restauro completo, realizado entre 2009-2010, com recursos provenientes da SETUR (Secretaria de Turismo do Estado). As obras já foram entregues. O prédio agrega exposições, reserva técnica e administração.

• Exposições de longa duração e temporárias.
  • Atendimento a escolas da rede pública e privada, com visitas-guiadas.
  • Cursos de Educação Patrimonial para professores da rede pública de ensino de Aquiraz.
  • Ações sócio-culturais com a comunidade.

Principais Realizações

• Ampliação do acervo;
  • Recuperação física do prédio.

Museu Sacro São José de Ribamar
Praça Cônego Araripe, 22 – Aquiraz