BPMG disponibiliza obras raras do patrimônio bibliográfico do Ceará na Internet

2 de janeiro de 2013 - 17:29

A Secult – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – disponibiliza cinco obras raras do acervo da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel para consulta geral ou de interessados na leitura de obras representativas da cultura cearense da primeira metade do século passado. As obras são as seguintes: Crestomatia (livro didático, editado em 1937); Verdes Mares (1923); Ceará Ilustrado (1925); Bataclan (1926) e Jandaia (1927).

A disponibilização virtual das obras citadas será de grande valia para a disseminação da cultura escrita cearense, no que concerne aos mais variados assuntos, como a história do ensino, costumes sociais, história da propaganda, comércio, indústria, entre outras temáticas.

Com o objetivo de divulgar e melhor cuidar do patrimônio cultural, vale ressaltar que a possibilidade de consulta virtual ajudará na preservação dos originais em papel, já desgastados pelo manuseio.

Uma vez colocada em prática essa proposta, a mesma caracteriza-se como uma oportunidade única e inédita no Ceará, pois funcionará como grande facilitadora no acesso do público cearense à esses arquivos .

Temos como intuito, ainda, divulgar os serviços da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel – BPGMP-, no sentido de ampliarmos o número de pessoas atendidas atualmente, além de simultaneamente estarmos preservando de maneira virtual obras raras curiosas que não teriam as características de suscitar reedições.

• CRESTOMATIA: excertos escolhidos em prosa e verso dos melhores escritores brasileiros e portugueses… 8 ed., Porto Alegre Globo, 1937. Compêndio didático da língua portuguesa, adotado oficialmente pela maioria dos colégios e liceus da rede oficial de ensino. Elaborado com base nos parâmetros estabelecidos para o vocabulário da língua portuguesa, pela Academia de Ciências de Lisboa e aprovado pela Academia Brasileira de Letras, publicado no D.O.U de 31.01.1931. Orientou por quase três décadas, várias gerações de estudantes, conforme se pode conferir na memorialística nacional.
  • BA-TA-CLAN: revista illustrada de arte e elegância. Fortaleza: Emp. Cearense de Annuncios, v. 1- , n.1- , 1926. Periódico destinado ao público feminino, publicado aos sábados, propriedade da Empreza Cearense de Annuncios. A redação funcionava na Praça do Ferreira, 220. O diretor assinava com o pseudônimo de: Mister Butterfly; o secretário: Dom Casmurro e o Ilustrador: Queirós. De acordo com as próprias palavras inscritas na revista: “… registrando os mais notáveis acontecimentos do seu assaz movimento mundano”. A coleção ora apresentada pertence à Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, e é a única conhecida no estado. Referente ao ano de 1926, e contempla os meses de julho a novembro, números 1 a 19.
  • A JANDAIA: arte, literatura, atualidades. Fortaleza: Typ. Renascença, v.1 ; n.1; 192? A coleção registrada nesta mostra e pertencente à Biblioteca Pública, é referente aos anos de 1925 e 1927. Sua equipe redatorial tinha como Diretor o jornalista Aldo Prado; Diretor-Gerente: Abílio Gurgel; Redator-Chefe: Gastão Justa e Redator-Secretário: César Gonçalves. Publicação quinzenal, excelente fonte de pesquisa para quem se dedica ao estudo da literatura e a fatos notáveis ocorridos não só no âmbito da cidade de Fortaleza, mas do resto do país e do mundo.
  • VERDES MARES: órgão de divulgação do Grêmio José de Alencar, fundado pelos alunos do Colégio Cearense Sagrado Coração, dirigido pelos irmãos Maristas. Serviu inicialmente para divulgar as manifestações intelectuais dos alunos. Posteriormente passou a divulgar também as atividades do ano letivo, datas comemorativas, boletim de notas dos alunos, atividades esportivas, necrológios, a ilustrar atividades dos ex-alunos com destaque no cenário nacional e de pessoas gradas da sociedade. Para a confecção desta amostra, a Biblioteca utilizou além dos exemplares disponíveis em seu acervo, os volumes existentes no Instituto do Ceará, gentilmente cedidos pelo seu dinâmico e atuante presidente Dr. Eduardo Campos. Os volumes pertencentes a este e a Biblioteca Pública, já devidamente restaurados, podem ser conferidos em seus locais de origem, mas sobretudo através do seu site, o que dispensa o manuseio dos mesmos, evitando assim o desgaste do seu material primitivo. Material básico acerca do ensino das décadas de 20 a 40, período enfocado na coleção.
  • CEARÁ ILUSTRADO: semanário independente. Fortaleza, v.1, n.1, 192?- Periódico local, excelente fonte de consulta dos assuntos versando sobre política, literatura, sociais e humorismo. Tinha como proprietária e gerente: Adagilsa Cordeiro do Carmo; como Diretor: Demócrito Rocha, futuro fundador do jornal O Povo, e Redator-Chefe: Tancredo Moraes. Os exemplares exibidos nesta amostragem são do ano de 1925. O índice das materiais contidas no periódico, em epigrafe, está sendo elaborado pela equipe de técnicos da Biblioteca Pública.

Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel
Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro
CEP: 60010-000 – Fortaleza – CE

Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 17 horas.
Atendimento suspenso durante as obras de reforma.

Contatos:
(85) 3101.2552 – 3101.2541 – 3101.2544