Biblioteca Pública abre inscrições para convocatória de ocupação

25 de julho de 2023 - 11:16

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, lança a Convocatória Bece de Programação Cultural 2023/2024. A convocatória pode ser acessada no site da Bece (https://bece.cultura.ce.gov.br/). Gratuitas, as inscrições estarão abertas até o dia 2 de agosto de 2023, exclusivamente por meio do formulário on-line disponível na respectiva página da chamada.

Com participação destinada a agentes culturais com idade a partir de 18 anos, nascidos e/ou residentes no Ceará há pelo menos dois anos, a convocatória contemplará 57 (cinquenta e sete) propostas de atividades formativas e de difusão artístico-cultural, relacionadas ao campo do livro, da leitura, literatura e bibliotecas que irão compor a programação entre setembro de 2023 a março de 2024.

Segundo a superintendente da Bece, Suzete Nunes, “esta é a primeira convocatória da Biblioteca Pública, um importante passo para avançar na democratização do acesso às políticas culturais do Estado do Ceará. A convocatória é um instrumento que possibilita a oferta de uma programação ainda mais inclusiva e diversa para o conjunto da população cearense”.

Com investimento de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), a iniciativa é composta por categorias que contemplam ações para todos os públicos. Serão selecionadas 15 (quinze) propostas de atividades e experiências formativas no campo artístico-cultural, sendo 5 cursos de 20h/a e 10 oficinas de 10h/a, e 42 (quarenta e dois) propostas de difusão e fruição cultural.

Dentre as categorias de difusão e fruição, estão o programa Pequenas Grandes Histórias, com contação de histórias e espetáculos para o público infantil, e os dois novos programas da Bece intitulados Literatura Expandida e É S.A.L – Sarau, Slam, Arte e Literatura, que visam promover o livro, a leitura e a literatura.

“A convocatória para as programações artísticas que se abre neste momento pela Biblioteca Pública faz parte da política da Secretaria da Cultura para formação, livro e leitura, conectada com o conceito de uma biblioteca aberta, diversa e dinâmica que a Bece aderiu desde sua reabertura. Além disso, contribuir para que as oportunidades para os fazedores de cultura do Estado sejam ainda mais inclusivas e transparentes”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

A convocatória segue a Política Estadual de Linguagem Simples do Governo do Ceará, adotando técnicas que tornam a leitura e a compreensão das informações mais fáceis e objetivas.

Política Afirmativas

A Convocatória Bece de Programação Cultural 2023/2024 reserva 40% do total de vagas para as pessoas proponentes autodeclaradas negras, pertencentes a povos originários/indígenas ou quilombolas, com deficiência ou mobilidade reduzida, além de conferir pontuação extra para projetos que valorizem a diversidade étnico-racial e comunidades tradicionais; a atenção e inclusão da pessoa LGBTQIAPN+ e de pessoa com deficiência e/ou mobilidade reduzida. A iniciativa visa o avanço de políticas mais sólidas direcionadas a uma agenda afirmativa, promovendo o acesso e a valorização da diversidade.

Como participar

Para se inscrever é necessário preencher o formulário disponível no site da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (https://bece.cultura.ce.gov.br/). A decisão sobre a seleção das propostas caberá a uma Comissão de Avaliação e Seleção, formada por 9 (nove) profissionais, entre membros da Rede de Equipamentos da Secult/IDM e sociedade civil com comprovada experiência no campo cultural e conhecimento no campo do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Serão 3 (três) integrantes para a categoria de Formação e 06 (seis) nas categorias de Difusão.

Após a análise dos projetos o resultado preliminar será divulgado no site da Bece e do Instituto Dragão do Mar, até as 23h59 do dia 16 de agosto de 2023. Recursos de contestação do resultado poderão ser enviados nos dias 17 e 18, sendo o resultado final lançado no dia 23 de agosto de 2023.

Dúvidas relacionadas à inscrição de propostas deverão ser enviadas por e-mail para convocatoria.bece@idm.org.br e serão respondidas de segunda a sexta, das 9h às 18h, até o último dia de inscrição.

Serviço:

Convocatória Bece

De 21 de julho a 02 de agosto de 2023

Inscrições: https://bece.cultura.ce.gov.br/